Letramento funcional em saúde e risco de quedas em idosos institucionalizados – um estudo piloto

Autores

  • Carolina Aparecida Lopes Pereira Magnani Fisioterapeuta, Graduada, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.
  • Tatiana Ikeda Condo Acadêmica do curso de Graduação em Medicina, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.
  • Rômulo Tadeu Dias Oliveira Professor da Universidade de Sorocaba e da Universidade Cidade de São Paulo. Biólogo, Doutor em Ciências Médicas, Unicamp.
  • Gisele Garcia Zanca Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e do curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário das Américas. Fisioterapeuta, Doutora em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p297-311

Palavras-chave:

Alfabetização em saúde, Envelhecimento, Acidentes por quedas.

Resumo

Este estudo-piloto teve como objetivo avaliar o letramento funcional em saúde e fatores de risco psicológicos e físicos para quedas em idosos institucionalizados, incluindo o medo de cair, a mobilidade funcional e o equilíbrio corporal estático e dinâmico. Foi discutida a importância de considerar estes fatores em conjunto na avaliação da pessoa idosa em estudos futuros.

 

Biografia do Autor

Carolina Aparecida Lopes Pereira Magnani, Fisioterapeuta, Graduada, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.

Fisioterapeuta, Graduada, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.

 

Tatiana Ikeda Condo, Acadêmica do curso de Graduação em Medicina, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.

Acadêmica do curso de Graduação em Medicina, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.

 

Rômulo Tadeu Dias Oliveira, Professor da Universidade de Sorocaba e da Universidade Cidade de São Paulo. Biólogo, Doutor em Ciências Médicas, Unicamp.

Professor da Universidade de Sorocaba e da Universidade Cidade de São Paulo. Biólogo, Doutor em Ciências Médicas, Unicamp.

 

Gisele Garcia Zanca, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e do curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário das Américas. Fisioterapeuta, Doutora em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e do curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário das Américas. Fisioterapeuta, Doutora em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos.

 

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Magnani, C. A. L. P., Condo, T. I., Oliveira, R. T. D., & Zanca, G. G. (2020). Letramento funcional em saúde e risco de quedas em idosos institucionalizados – um estudo piloto. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 297–311. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p297-311

Edição

Seção

Artigos