Alfabetización funcional en salud y riesgo de caídas en ancianos institucionalizados: un estudio piloto

Autores/as

  • Carolina Aparecida Lopes Pereira Magnani Fisioterapeuta, Graduada, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.
  • Tatiana Ikeda Condo Acadêmica do curso de Graduação em Medicina, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.
  • Rômulo Tadeu Dias Oliveira Professor da Universidade de Sorocaba e da Universidade Cidade de São Paulo. Biólogo, Doutor em Ciências Médicas, Unicamp.
  • Gisele Garcia Zanca Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e do curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário das Américas. Fisioterapeuta, Doutora em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p297-311

Palabras clave:

Alfabetización en salud, Envejecimiento, Accidentes por caídas.

Resumen

Este estudio piloto tuvo como objetivo evaluar la alfabetización en salud funcional y los factores de riesgo psicológicos y físicos de caídas en ancianos institucionalizados, incluido el miedo a las caídas, la movilidad funcional y el equilibrio corporal estático y dinámico. Se discutió la importancia de considerar estos factores en conjunto en la evaluación del anciano en futuros estudios.

 

Biografía del autor/a

Carolina Aparecida Lopes Pereira Magnani, Fisioterapeuta, Graduada, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.

Fisioterapeuta, Graduada, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.

 

Tatiana Ikeda Condo, Acadêmica do curso de Graduação em Medicina, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.

Acadêmica do curso de Graduação em Medicina, Centro Universitário das Américas, FAM, São Paulo, SP.

 

Rômulo Tadeu Dias Oliveira, Professor da Universidade de Sorocaba e da Universidade Cidade de São Paulo. Biólogo, Doutor em Ciências Médicas, Unicamp.

Professor da Universidade de Sorocaba e da Universidade Cidade de São Paulo. Biólogo, Doutor em Ciências Médicas, Unicamp.

 

Gisele Garcia Zanca, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e do curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário das Américas. Fisioterapeuta, Doutora em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e do curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário das Américas. Fisioterapeuta, Doutora em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos.

 

 

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

Magnani, C. A. L. P., Condo, T. I., Oliveira, R. T. D., & Zanca, G. G. (2020). Alfabetización funcional en salud y riesgo de caídas en ancianos institucionalizados: un estudio piloto. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 297–311. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p297-311

Número

Sección

Artigos