Centro-dia para idosos e psicoeducação: intervenções no grupo de profissionais cuidadores e na sua relação com as pessoas idosas.

Wellington da Silva Oliveira, Thaís Bento Lima da Silva

Resumo


Esta pesquisa, descritiva e seccional, objetivou apresentar intervenções psicoeducativas no grupo de profissionais cuidadores e na sua relação com as pessoas idosas em um Centro-dia para idosos. A vivência mostrou que cuidar pode ser gratificante; porém o despreparo profissional ou ausência de suporte pode gerar sobrecarga física e emocional ao cuidador, com desfecho para a saúde mental. Assim, as intervenções com os cuidadores têm sido fundamentais na partilha de saberes, tomada de consciência de fenômenos da velhice, oportunizando o desenvolvimento profissional, que sustenta e promove a qualidade nos cuidados pessoais e prestados. Secundariamente, geraram efeitos terapêuticos por meio da expressão das emoções dos membros e continência emocional no campo grupal.


Palavras-chave


Psicoeducação; Profissionais Cuidadores; Pessoas Idosas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p89-109

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.