Ações educativas e reflexões acerca da promoção do envelhecimento saudável: um relato de experiência em período de pandemia da COVID-19, em um equipamento de Atenção Básica em saúde

Autores

  • Karen de Souza Jardim Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Cássia Elisa Rossetto Verga Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Gabrielly Aparecida Sebin Valoto Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Lais Aparecida Pereira Mota Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Ana Paula Cabrera Parra Bortoluzzi Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Hannah Helise Oliveira da Silva Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Guilherme Alves da Silva Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Ligia Moura de Souza Enfermeira do Centro de Saúde Escola Butantã- Universidade de São Paulo.
  • Thaís Bento Lima da Silva Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p241-263

Palavras-chave:

Idoso, COVID-19, Atenção básica em saúde, Ações educativas.

Resumo

Este estudo, descritivo do tipo relato de experiência, objetiva discorrer sobre a prevenção da COVID-19 e a promoção de saúde de idosos usuários de um Centro de Saúde- Escola da cidade de São Paulo, por meio da revisão bibliográfica da literatura eminente nas práticas gerontológicas educativas e intervenções elaboradas pelo grupo de estágio nesse viés. Analisou-se que o espaço educacional na Atenção Básica em saúde (AB) se configura como um instrumento para as mudanças no atual cenário de pandemia de COVID-19, apresentando-se como um espaço de autocuidado e apoio na promoção da longevidade. Sendo assim, o processo de envelhecimento e os cuidados preventivos andam em consonância com as políticas públicas em saúde para a pessoa idosa e na AB.

 

Biografia do Autor

Karen de Souza Jardim, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

 

Cássia Elisa Rossetto Verga, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

 

Gabrielly Aparecida Sebin Valoto, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). 

Lais Aparecida Pereira Mota, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). 

Ana Paula Cabrera Parra Bortoluzzi, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

 

Hannah Helise Oliveira da Silva, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). 

Guilherme Alves da Silva, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Ligia Moura de Souza, Enfermeira do Centro de Saúde Escola Butantã- Universidade de São Paulo.

Enfermeira do Centro de Saúde Escola Butantã- Universidade de São Paulo.

 

Thaís Bento Lima da Silva, Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Jardim, K. de S., Verga, C. E. R., Valoto, G. A. S., Mota, L. A. P., Bortoluzzi, A. P. C. P., Oliveira da Silva, H. H., Alves da Silva, G., Souza, L. M. de, & Lima da Silva, T. B. (2020). Ações educativas e reflexões acerca da promoção do envelhecimento saudável: um relato de experiência em período de pandemia da COVID-19, em um equipamento de Atenção Básica em saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 241–263. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p241-263