Ações educativas e reflexões acerca da promoção do envelhecimento saudável: um relato de experiência em período de pandemia da COVID-19, em um equipamento de Atenção Básica em saúde

Autores

  • Karen de Souza Jardim Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Cássia Elisa Rossetto Verga Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Gabrielly Aparecida Sebin Valoto Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Lais Aparecida Pereira Mota Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Ana Paula Cabrera Parra Bortoluzzi Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Hannah Helise Oliveira da Silva Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Guilherme Alves da Silva Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Ligia Moura de Souza Enfermeira do Centro de Saúde Escola Butantã- Universidade de São Paulo.
  • Thaís Bento Lima da Silva Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p241-263

Palavras-chave:

Idoso, COVID-19, Atenção básica em saúde, Ações educativas.

Resumo

Este estudo, descritivo do tipo relato de experiência, objetiva discorrer sobre a prevenção da COVID-19 e a promoção de saúde de idosos usuários de um Centro de Saúde- Escola da cidade de São Paulo, por meio da revisão bibliográfica da literatura eminente nas práticas gerontológicas educativas e intervenções elaboradas pelo grupo de estágio nesse viés. Analisou-se que o espaço educacional na Atenção Básica em saúde (AB) se configura como um instrumento para as mudanças no atual cenário de pandemia de COVID-19, apresentando-se como um espaço de autocuidado e apoio na promoção da longevidade. Sendo assim, o processo de envelhecimento e os cuidados preventivos andam em consonância com as políticas públicas em saúde para a pessoa idosa e na AB.

 

Biografia do Autor

Karen de Souza Jardim, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

 

Cássia Elisa Rossetto Verga, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

 

Gabrielly Aparecida Sebin Valoto, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). 

Lais Aparecida Pereira Mota, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). 

Ana Paula Cabrera Parra Bortoluzzi, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

 

Hannah Helise Oliveira da Silva, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). 

Guilherme Alves da Silva, Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Estudante do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Ligia Moura de Souza, Enfermeira do Centro de Saúde Escola Butantã- Universidade de São Paulo.

Enfermeira do Centro de Saúde Escola Butantã- Universidade de São Paulo.

 

Thaís Bento Lima da Silva, Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

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Publicado

2020-09-10

Como Citar

Jardim, K. de S., Verga, C. E. R., Valoto, G. A. S., Mota, L. A. P., Bortoluzzi, A. P. C. P., Oliveira da Silva, H. H., … Lima da Silva, T. B. (2020). Ações educativas e reflexões acerca da promoção do envelhecimento saudável: um relato de experiência em período de pandemia da COVID-19, em um equipamento de Atenção Básica em saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 241–263. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p241-263