Representações sociais de idosos sobre a COVID-19: análise das imagens publicadas no discurso midiático

Autores

  • Alessandra Souza de Oliveira Enfermeira, Universidade de Marília, UNIMAR. Doutoranda e Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, EESB. Docente do Colegiado de Enfermagem, Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.
  • Arianna Oliveira Santana Lopes Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Mestre em Família, Universidade Católica do Salvador. Atualmente é Subsecretária de Saúde, do município de Itambé, bolsista de Produtividade NR2 e Docente da Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.
  • Elaine dos Santos Santana Enfermeira, Doutora e Mestre em Memória, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Docente filiada à Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.
  • Nádia Cristina Moraes Sampaio Gobira Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Mestre em Geografia, com área de concentração em organização e dinâmica dos espaços agrário e regional. Docente do Instituto Federal da Bahia, IBFA.
  • Layanne Christinne dos Passos Miguens Fonoaudióloga. Mestre em Memória, Linguagem e Sociedade, com ênfase em Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional. Docente na área de Fonoaudiologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA.
  • Luana Araújo dos Reis Enfermeira. Pós-Doutora, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Doutora e Mestra em Enfermagem, UFBA. Docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC.
  • Luciana Araújo dos Reis Fisioterapeuta. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde, UFRN. Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Atualmente é Gerente de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Bolsista de Produtividade NR1 da Faculdade Independente do Nordeste. Pesquisadora colaboradora da UFRN e Docente Titular B, da UESB. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Mestrado e Doutorado. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano, NIEPEH, UESB.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p461-477

Palavras-chave:

Envelhecimento, Mídia, COVID-19.

Resumo

O objetivo é verificar as representações dos idosos sobre a COVID-19, por meio da análise do conteúdo de imagens de idosos publicadas no portal G1/Globo Play. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, ancorado no aporte teórico da Teoria das Representações Sociais (TRS), que avaliou 21 reportagens televisivas e digitais. Emergiram três eixos temáticos: Representações do “Ficar em casa”; Estratégias de enfrentamento do afastamento social em tempos de pandemia; e Perspectivas futuras pós-pandemia.

 

Biografia do Autor

Alessandra Souza de Oliveira, Enfermeira, Universidade de Marília, UNIMAR. Doutoranda e Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, EESB. Docente do Colegiado de Enfermagem, Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

Enfermeira, Universidade de Marília, UNIMAR. Doutoranda e Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, EESB. Docente do Colegiado de Enfermagem, Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

Arianna Oliveira Santana Lopes, Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Mestre em Família, Universidade Católica do Salvador. Atualmente é Subsecretária de Saúde, do município de Itambé, bolsista de Produtividade NR2 e Docente da Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Mestre em Família, Universidade Católica do Salvador. Atualmente é Subsecretária de Saúde, do município de Itambé, bolsista de Produtividade NR2 e Docente da Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

Elaine dos Santos Santana, Enfermeira, Doutora e Mestre em Memória, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Docente filiada à Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

Enfermeira, Doutora e Mestre em Memória, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Docente filiada à Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

Nádia Cristina Moraes Sampaio Gobira, Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Mestre em Geografia, com área de concentração em organização e dinâmica dos espaços agrário e regional. Docente do Instituto Federal da Bahia, IBFA.

Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Mestre em Geografia, com área de concentração em organização e dinâmica dos espaços agrário e regional. Docente do Instituto Federal da Bahia, IBFA.

Layanne Christinne dos Passos Miguens, Fonoaudióloga. Mestre em Memória, Linguagem e Sociedade, com ênfase em Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional. Docente na área de Fonoaudiologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA.

Fonoaudióloga. Mestre em Memória, Linguagem e Sociedade, com ênfase em Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional. Docente na área de Fonoaudiologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA.

Luana Araújo dos Reis, Enfermeira. Pós-Doutora, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Doutora e Mestra em Enfermagem, UFBA. Docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC.

Enfermeira. Pós-Doutora, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Doutora e Mestra em Enfermagem, UFBA. Docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC.

 

Luciana Araújo dos Reis, Fisioterapeuta. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde, UFRN. Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Atualmente é Gerente de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Bolsista de Produtividade NR1 da Faculdade Independente do Nordeste. Pesquisadora colaboradora da UFRN e Docente Titular B, da UESB. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Mestrado e Doutorado. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano, NIEPEH, UESB.

Fisioterapeuta. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde, UFRN. Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Atualmente é Gerente de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Bolsista de Produtividade NR1 da Faculdade Independente do Nordeste. Pesquisadora colaboradora da UFRN e Docente Titular B, da UESB. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Mestrado e Doutorado. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano, NIEPEH, UESB. 

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Oliveira, A. S. de, Lopes, A. O. S., Santana, E. dos S., Gobira, N. C. M. S., Miguens, L. C. dos P., Reis, L. A. dos, & Reis, L. A. dos. (2020). Representações sociais de idosos sobre a COVID-19: análise das imagens publicadas no discurso midiático. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 461–477. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p461-477