Tecnologias educacionais e sociais de prevenção à violência contra a pessoa idosa: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p103-121Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Tecnologia Culturalmente Apropriada, Maus-tratos ao idoso.Resumo
Objetiva-se identificar na literatura a utilização de tecnologias educacionais e sociais para prevenção da violência contra a pessoa idosa, via revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE e SciELO, julho-agosto 2020, aos pares, considerando o recorte temporal de dez anos em português, inglês e espanhol. Para formulação da estratégia de busca, utilizados descritores em saúde, controlados e não-controlados, combinados entre si por meio dos operadores booleanos AND e OR. Encontrados 999 artigos; após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se amostra de 11. Da análise dos estudos, emergiram duas categorias temáticas: Tecnologias Reveladas e Prospecção de Tecnologias. Adotaram-se, na discussão, princípios da teoria de Wanda de Aguiar Horta. Das tecnologias reveladas, constatou-se que predominaram as tecnologias de cuidado com direcionamento às modificações advindas da senescência e senilidade. Da prospecção, verificou-se que as tecnologias educativas e sociais se apresentam como instrumentos de informação, educação, possibilidade de cuidados ampliados e mudanças de comportamento. Concluiu-se que há escassez de tecnologias educacionais e sociais voltadas à prevenção da violência contra a pessoa idosa, o que suscita a necessidade de produção de tais tecnologias e a publicação de estudos com essa temática.Downloads
Publicado
2020-12-15
Como Citar
Araújo, K. B. de, Ribeiro, M. de N. de S., Diniz, C. X., Espírito Santo, F. H. do, & Teixeira, E. (2020). Tecnologias educacionais e sociais de prevenção à violência contra a pessoa idosa: revisão integrativa da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 103–121. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p103-121
Edição
Seção
Artigos