Tecnologias educacionais e sociais de prevenção à violência contra a pessoa idosa: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Karla Brandão de Araújo Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública, da Universidade do Estado do Amazonas.
  • Maria de Nazaré de Souza Ribeiro Doutora em Ciências (Geografia Humana), USP. Pós-Doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF/EEAC). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular. Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.
  • Cleisiane Xavier Diniz Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo, USP. Área: Geografia Humana. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).
  • Fátima Helena do Espírito Santo Doutorado em Enfermagem, UFRJ. Pós-Doutorado pela UERJ. Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF).
  • Elizabeth Teixeira Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, UFPA. Pós-Doutorado em Sociologia, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Sênior em Enfermagem, na UERJ. Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p103-121

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Tecnologia Culturalmente Apropriada, Maus-tratos ao idoso.

Resumo

Objetiva-se identificar na literatura a utilização de tecnologias educacionais e sociais para prevenção da violência contra a pessoa idosa, via revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE e SciELO, julho-agosto 2020, aos pares, considerando o recorte temporal de dez anos em português, inglês e espanhol. Para formulação da estratégia de busca, utilizados descritores em saúde, controlados e não-controlados, combinados entre si por meio dos operadores booleanos AND e OR. Encontrados 999 artigos; após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se amostra de 11. Da análise dos estudos, emergiram duas categorias temáticas: Tecnologias Reveladas e Prospecção de Tecnologias. Adotaram-se, na discussão, princípios da teoria de Wanda de Aguiar Horta. Das tecnologias reveladas, constatou-se que predominaram as tecnologias de cuidado com direcionamento às modificações advindas da senescência e senilidade. Da prospecção, verificou-se que as tecnologias educativas e sociais se apresentam como instrumentos de informação, educação, possibilidade de cuidados ampliados e mudanças de comportamento. Concluiu-se que há escassez de tecnologias educacionais e sociais voltadas à prevenção da violência contra a pessoa idosa, o que suscita a necessidade de produção de tais tecnologias e a publicação de estudos com essa temática.

Biografia do Autor

Karla Brandão de Araújo, Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública, da Universidade do Estado do Amazonas.

Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública, da Universidade do Estado do Amazonas.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-0563-9562

 

Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Doutora em Ciências (Geografia Humana), USP. Pós-Doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF/EEAC). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular. Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.

Doutora em Ciências (Geografia Humana), USP. Pós-Doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF/EEAC). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular. Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-7641-1004

 

Cleisiane Xavier Diniz, Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo, USP. Área: Geografia Humana. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).

Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo, USP. Área: Geografia Humana. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4689-6204.

 

Fátima Helena do Espírito Santo, Doutorado em Enfermagem, UFRJ. Pós-Doutorado pela UERJ. Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF).

Doutorado em Enfermagem, UFRJ. Pós-Doutorado pela UERJ. Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF). 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4611-5586

 

Elizabeth Teixeira, Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, UFPA. Pós-Doutorado em Sociologia, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Sênior em Enfermagem, na UERJ. Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA).

Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, UFPA. Pós-Doutorado em Sociologia, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Sênior em Enfermagem, na UERJ. Professora Titular Aposentada da UEPA.  Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA.  Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA). 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-5401-8105

 

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Araújo, K. B. de, Ribeiro, M. de N. de S., Diniz, C. X., Espírito Santo, F. H. do, & Teixeira, E. (2020). Tecnologias educacionais e sociais de prevenção à violência contra a pessoa idosa: revisão integrativa da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 103–121. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p103-121

Edição

Seção

Artigos