Educational and social technologies to prevent violence against the elderly: an integrative literature Review

Authors

  • Karla Brandão de Araújo Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública, da Universidade do Estado do Amazonas.
  • Maria de Nazaré de Souza Ribeiro Doutora em Ciências (Geografia Humana), USP. Pós-Doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF/EEAC). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular. Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.
  • Cleisiane Xavier Diniz Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo, USP. Área: Geografia Humana. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).
  • Fátima Helena do Espírito Santo Doutorado em Enfermagem, UFRJ. Pós-Doutorado pela UERJ. Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF).
  • Elizabeth Teixeira Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, UFPA. Pós-Doutorado em Sociologia, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Sênior em Enfermagem, na UERJ. Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p103-121

Keywords:

Educational technology, Culturally Appropriate Technology, Elder abuse.

Abstract

The present study aims to identify in the literature the use of educational and social technologies to prevent violence against the elderly. This is an integrative literature review, carried out in the databases BDENF, LILACS, MEDLINE and SCIELO, July-August 2020, in pairs, considering the ten-year time frame in Portuguese, English and Spanish. To formulate the search strategy, controlled and uncontrolled health descriptors were used, combined with each other through the Boolean operators AND and OR. 999 articles were found, and after applying the inclusion and exclusion criteria, a sample of 11 was obtained. From the analysis of the studies, two thematic categories emerged: Revealed Technologies and Technology Prospecting. Principles of Wanda de Aguiar Horta's theory were adopted in the discussion. Of the technologies revealed, it was found that care technologies predominated with a focus on changes arising from senescence and senility. From prospecting, it was found that educational and social technologies are presented as instruments of information, education, the possibility of expanded care and behavioral changes. It was concluded that there is a shortage of educational and social technologies aimed at preventing violence against the elderly, which raises the need for the production of such technologies and the publication of studies with this theme.

 

Author Biographies

Karla Brandão de Araújo, Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública, da Universidade do Estado do Amazonas.

Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública, da Universidade do Estado do Amazonas.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-0563-9562

 

Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Doutora em Ciências (Geografia Humana), USP. Pós-Doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF/EEAC). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular. Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.

Doutora em Ciências (Geografia Humana), USP. Pós-Doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF/EEAC). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular. Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-7641-1004

 

Cleisiane Xavier Diniz, Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo, USP. Área: Geografia Humana. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).

Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo, USP. Área: Geografia Humana. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4689-6204.

 

Fátima Helena do Espírito Santo, Doutorado em Enfermagem, UFRJ. Pós-Doutorado pela UERJ. Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF).

Doutorado em Enfermagem, UFRJ. Pós-Doutorado pela UERJ. Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF). 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4611-5586

 

Elizabeth Teixeira, Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, UFPA. Pós-Doutorado em Sociologia, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Sênior em Enfermagem, na UERJ. Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA).

Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, UFPA. Pós-Doutorado em Sociologia, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Sênior em Enfermagem, na UERJ. Professora Titular Aposentada da UEPA.  Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA.  Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA). 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-5401-8105

 

Published

2020-12-15

How to Cite

Araújo, K. B. de, Ribeiro, M. de N. de S., Diniz, C. X., Espírito Santo, F. H. do, & Teixeira, E. (2020). Educational and social technologies to prevent violence against the elderly: an integrative literature Review. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 103–121. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p103-121

Issue

Section

Papers