Fatores associados à sarcopenia em idosos institucionalizados

Autores

  • Carina Claudia Ribeiro Xavier Nutricionista, Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Ciências do Envelhecimento. Especialista em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica. Atualmente atua em Assessoria e Consultoria Nutricional (www.sabernutrir.com.br).
  • Rita de Cássia de Aquino Nutricionista, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Doutorado em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente nos cursos de Graduação da Universidade São Judas Tadeu, na Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientadora no Mestrado em Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas Tadeu. Experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p477-498

Palavras-chave:

Envelhecimento, ILPI, Sarcopenia.

Resumo

Considerando a opção de institucionalização de idosos, e a importância de uma atenção individualizada, o objetivo do presente estudo foi identificar os fatores associados à sarcopenia em residentes de instituições de longa permanência para idosos. Trata-se de um estudo transversal, em que a sarcopenia apresentou a frequência de 34,7%, sendo os fatores associados: idade mais avançada, sexo feminino, baixa escolaridade, capacidade funcional comprometida e risco nutricional. Foi possível concluir que a identificação dos fatores relacionados à patologia permite o diagnóstico precoce e a programação de uma adequada intervenção interdisciplinar.

 

Biografia do Autor

Carina Claudia Ribeiro Xavier, Nutricionista, Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Ciências do Envelhecimento. Especialista em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica. Atualmente atua em Assessoria e Consultoria Nutricional (www.sabernutrir.com.br).

Nutricionista, Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Ciências do Envelhecimento. Especialista em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica. Atualmente atua em Assessoria e Consultoria Nutricional (www.sabernutrir.com.br).

 

Rita de Cássia de Aquino, Nutricionista, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Doutorado em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente nos cursos de Graduação da Universidade São Judas Tadeu, na Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientadora no Mestrado em Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas Tadeu. Experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos.

Nutricionista, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Doutorado em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente nos cursos de Graduação da Universidade São Judas Tadeu, na Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientadora no Mestrado em Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas Tadeu. Experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos.

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Xavier, C. C. R., & Aquino, R. de C. de. (2020). Fatores associados à sarcopenia em idosos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 477–498. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p477-498

Edição

Seção

Artigos