Yoga e Envelhecimento: contribuições sobre a prática do Yoga na percepção de idosos de Fortaleza, CE.

Autores

  • Maria Elma de Oliveira Psicóloga, instrutora de yoga e professora da Universidade Aberta do Brasil, IFCE. Mestre em Gestão de Negócios, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.
  • Laís Duarte de Moraes Psicóloga. Mestranda em Psicologia Aplicada, Universidade do Minho/Portugal. Membro do Laboratório OTIUM - Laboratório de Estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre, da Universidade de Fortaleza, Brasil.
  • Leila Maria de Andrade Filgueira Fisioterapeuta. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade de Fortaleza, Brasil.
  • Paula Pamplona Costa Lima Psicóloga, Mestre em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Membro do Laboratório OTIUM - Laboratório de Estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre da Universidade de Fortaleza, Brasil.
  • José Clerton de Oliveira Martins Doutor em Psicologia, Universitat de Barcelona, Catalunya/España. Pós-Doutorado realizado na Universidad de Deusto, País Basco, España. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza e Coordenador do Laboratório OTIUM.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p189-205

Palavras-chave:

Envelhecimento, Yoga, Tempo Livre.

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar a percepção de idosos sobre a prática do Yoga, assim como suas apreensões acerca do envelhecer e do tempo livre. Para tal, o estudo se enquadrou em um modelo qualitativo, descritivo e exploratório, de enfoque etnográfico que teve como participantes cinco idosos praticantes do Yoga. Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação participante e, para a análise dos dados, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Concluiu-se que a prática do Yoga foi percebida como uma experiência potencializadora da vida e uma possibilidade para o envelhecimento satisfatório.

 

Biografia do Autor

Maria Elma de Oliveira, Psicóloga, instrutora de yoga e professora da Universidade Aberta do Brasil, IFCE. Mestre em Gestão de Negócios, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Psicóloga, instrutora de yoga e professora da Universidade Aberta do Brasil, IFCE. Mestre em Gestão de Negócios, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.  

 

Laís Duarte de Moraes, Psicóloga. Mestranda em Psicologia Aplicada, Universidade do Minho/Portugal. Membro do Laboratório OTIUM - Laboratório de Estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre, da Universidade de Fortaleza, Brasil.

Psicóloga. Mestranda em Psicologia Aplicada, Universidade do Minho/Portugal.  Membro do Laboratório OTIUM - Laboratório de Estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre, da Universidade de Fortaleza, Brasil.

 

Leila Maria de Andrade Filgueira, Fisioterapeuta. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade de Fortaleza, Brasil.

Fisioterapeuta. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade de Fortaleza, Brasil.

 

Paula Pamplona Costa Lima, Psicóloga, Mestre em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Membro do Laboratório OTIUM - Laboratório de Estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre da Universidade de Fortaleza, Brasil.

Psicóloga, Mestre em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Membro do Laboratório OTIUM - Laboratório de Estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre da Universidade de Fortaleza, Brasil.

 

José Clerton de Oliveira Martins, Doutor em Psicologia, Universitat de Barcelona, Catalunya/España. Pós-Doutorado realizado na Universidad de Deusto, País Basco, España. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza e Coordenador do Laboratório OTIUM.

Doutor em Psicologia, Universitat de Barcelona, Catalunya/España. Pós-Doutorado realizado na Universidad de Deusto, País Basco, España. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza e Coordenador do Laboratório OTIUM.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Oliveira, M. E. de, Moraes, L. D. de, Filgueira, L. M. de A., Lima, P. P. C., & Martins, J. C. de O. (2020). Yoga e Envelhecimento: contribuições sobre a prática do Yoga na percepção de idosos de Fortaleza, CE. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 189–205. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p189-205

Edição

Seção

Artigos