Diálogos entre as práticas da Terapia Ocupacional e as Políticas Públicas em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Autores

  • Ana Caroline Marinho Costa Reis Terapeuta Ocupacional. Residência em Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPUB/UFRJ.
  • Ana Carolina Santos de Souza Terapeuta Ocupacional, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Realengo. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Universidade de São Paulo.
  • Bruno Costa Poltronieri Docente do curso de Terapia Ocupacional e Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, IFRJ, campus Realengo. Mestre em Saúde Pública, ENSP/Fiocruz. Filiado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. URL: https://orcid.org/0000-0002-2127-0574

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p521-545

Palavras-chave:

Instituições de Longa Permanência para Idosos, Políticas Públicas, Terapia Ocupacional.

Resumo

O objetivo deste estudo é caracterizar as práticas profissionais dos terapeutas ocupacionais, diante das diretrizes preconizadas pelas Políticas Públicas, referentes às instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, no qual se realizou análise documental das Políticas Públicas e revisão narrativa, para caracterizar a inserção dos terapeutas ocupacionais em uma ILPI. Observou-se que há diálogo dos terapeutas ocupacionais com as diretrizes previstas nas Políticas; entretanto, ainda há necessidade de ampliar olhares.

 

Biografia do Autor

Ana Caroline Marinho Costa Reis, Terapeuta Ocupacional. Residência em Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPUB/UFRJ.

Terapeuta Ocupacional. Residência em Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPUB/UFRJ.

 

 

Ana Carolina Santos de Souza, Terapeuta Ocupacional, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Realengo. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Universidade de São Paulo.

Terapeuta Ocupacional, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Realengo. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Universidade de São Paulo. 

 

Bruno Costa Poltronieri, Docente do curso de Terapia Ocupacional e Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, IFRJ, campus Realengo. Mestre em Saúde Pública, ENSP/Fiocruz. Filiado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. URL: https://orcid.org/0000-0002-2127-0574

Docente do curso de Terapia Ocupacional e Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, IFRJ, campus Realengo. Mestre em Saúde Pública, ENSP/Fiocruz. Filiado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

URL: https://orcid.org/0000-0002-2127-0574

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Reis, A. C. M. C., Souza, A. C. S. de, & Poltronieri, B. C. (2020). Diálogos entre as práticas da Terapia Ocupacional e as Políticas Públicas em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 521–545. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p521-545

Edição

Seção

Artigos