Diálogos entre as práticas da Terapia Ocupacional e as Políticas Públicas em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Auteurs-es

  • Ana Caroline Marinho Costa Reis Terapeuta Ocupacional. Residência em Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPUB/UFRJ.
  • Ana Carolina Santos de Souza Terapeuta Ocupacional, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Realengo. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Universidade de São Paulo.
  • Bruno Costa Poltronieri Docente do curso de Terapia Ocupacional e Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, IFRJ, campus Realengo. Mestre em Saúde Pública, ENSP/Fiocruz. Filiado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. URL: https://orcid.org/0000-0002-2127-0574

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p521-545

Mots-clés :

Instituições de Longa Permanência para Idosos, Políticas Públicas, Terapia Ocupacional.

Résumé

O objetivo deste estudo é caracterizar as práticas profissionais dos terapeutas ocupacionais, diante das diretrizes preconizadas pelas Políticas Públicas, referentes às instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, no qual se realizou análise documental das Políticas Públicas e revisão narrativa, para caracterizar a inserção dos terapeutas ocupacionais em uma ILPI. Observou-se que há diálogo dos terapeutas ocupacionais com as diretrizes previstas nas Políticas; entretanto, ainda há necessidade de ampliar olhares.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Caroline Marinho Costa Reis, Terapeuta Ocupacional. Residência em Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPUB/UFRJ.

Terapeuta Ocupacional. Residência em Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPUB/UFRJ.

 

 

Ana Carolina Santos de Souza, Terapeuta Ocupacional, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Realengo. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Universidade de São Paulo.

Terapeuta Ocupacional, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Realengo. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Universidade de São Paulo. 

 

Bruno Costa Poltronieri, Docente do curso de Terapia Ocupacional e Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, IFRJ, campus Realengo. Mestre em Saúde Pública, ENSP/Fiocruz. Filiado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. URL: https://orcid.org/0000-0002-2127-0574

Docente do curso de Terapia Ocupacional e Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, IFRJ, campus Realengo. Mestre em Saúde Pública, ENSP/Fiocruz. Filiado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

URL: https://orcid.org/0000-0002-2127-0574

 

Téléchargements

Publié-e

2020-06-30

Comment citer

Reis, A. C. M. C., Souza, A. C. S. de, & Poltronieri, B. C. (2020). Diálogos entre as práticas da Terapia Ocupacional e as Políticas Públicas em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 521–545. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p521-545

Numéro

Rubrique

Artigos