Efeito da periodização do treinamento resistido sobre o risco de quedas, capacidade funcional, força muscular e medo de cair de idosas da comunidade

Autores

  • Renato Valduga Secretaria de Saúde do Distrito Federal
  • Leonardo Costa Pereira University center UNIEURO https://orcid.org/0000-0003-3319-5679
  • Luana Vieira Alves Valduga Faculty Anhanguera
  • Dahan da Cunha Nascimento University Center UDF https://orcid.org/0000-0002-6580-9404
  • Darlan Lopes de Farias University Center Luterado de Palmas
  • Denis César Leite Vieira University Center UDF
  • Tatiane Gomes Teixeira Federal University of Rondônia
  • Gislane Ferreira de Melo University Católica of Brasília
  • Kerolyn Ramos Garcia University of Brasília https://orcid.org/0000-0003-2464-6255
  • Jonato Prestes University Católica of Brasília https://orcid.org/0000-0003-0399-8817
  • Gustavo de Azevedo Carvalho University Católica of Brasília
  • Margô Gomes de Oliveira Karnikowski University of Brasília https://orcid.org/0000-0002-5662-2058

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p495-511%20

Palavras-chave:

Treinamento resistido, Idoso, Ensaio clínico., Terapia por exerc´ício

Resumo

As quedas são responsáveis por grande parte dos acidentes com idosos, e pela perda da capacidade funcional. Este estudo objetiva analisar o efeito da periodização do treinamento resistido sobre o risco de quedas e capacidade funcional em idosas. O ECR dividiu as participantes em 3 grupos: sendo 2 intervenção (TR) e 1 controle. O TR demonstrou maior eficiência em todos os itens avaliados. O treinamento resistido, periodizado de maneira linear ou ondulatória, permitiu a redução do risco de queda e melhora da capacidade funcional.

Biografia do Autor

Renato Valduga, Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Doutor em Educação Física, Universidade Católica de Brasília, UcB. Mestre em Gerontologia, UcB, Brasília, DF, Brasil. Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, COFFITO/ASSOBRAFIR. Graduação em Fisioterapia, UcB. Atua como fisioterapeuta da Secretaria do Estado da Saúde do Distrito Federal (Unidade de Emergência, Hospital Regional de Ceilândia), sendo Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso, ESCS/FEPECS. Atua como fisioterapeuta do Hospital de Base, IGESDF, sendo Coordenador de Fisioterapia das Unidades de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, Brasília, DF.  Pesquisador nas áreas: avaliação funcional do idoso e desenvolvimento de estratégias para prevenção de quedas em idosos; e avaliação funcional do paciente crítico e desenvolvimento de estratégias de preservação e manejo da funcionalidade do paciente crítico.

LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/4123861468871346

Leonardo Costa Pereira, University center UNIEURO

Doutor em Ciências e Tecnologia em Saúde, UnB, Brasília, DF, Brasil. Mestrado em Ciências da Saúde, UnB, Brasília, DF, Brasil. Graduação em Educação Física, UcB, Brasília, DF. Atualmente é professor do Centro Universitário Euro Americano, Presidente do Instituto de Educação e Envelhecimento Humano. Vínculo como pesquisador no grupo de pesquisa Determinantes de Envelhecimento Humano, CAPES. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento desportivo e para grupos especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, inflamação, treinamento de força, composição corporal. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/6272127299588815

Luana Vieira Alves Valduga, Faculty Anhanguera

Mestre, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, UcB, Brasília, DF, Brasil. Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva, UcB. Bacharelado em Fisioterapia, UcB. Atua no momento como docente na Faculdade Anhanguera de Taguatinga e no  Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, UNICEPLAC, Gama, Brasília, DF. Pesquisa nas áreas: Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Desportiva e Gerontologia. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/2804252880303265

Dahan da Cunha Nascimento , University Center UDF

Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, na área de concentração de Atividade Física, Saúde e Desempenho Humano, UcB, Brasília, DF, Brasil. Doutorado e Mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, na área de concentração de Atividade Física, Saúde e Desempenho Humano, UcB, Brasília, DF, Brasil.  Especialização em Fisiologia do Exercício, UnB, Brasília, DF, Brasil. Graduado em Bacharelado e Licenciatura, Centro Universitário Unieuro, Brasília, DF, Brasil. Atua como Profissional de Educação Física. Atualmente faz Doutorado em Gerontologia, UcB. Atua atualmente no Programa Stricto Sensu em Pós-Graduação em Educação Física, UcB, Departamento de Educação Física, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Brasília, Brasil; e Departamento de Gerontologia, UCB, Brasília, Brasil. Faz pesquisas em Geriatria e Medicina Esportiva. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/1112444487362687.

Darlan Lopes de Farias, University Center Luterado de Palmas

Doutorando em Desenvolvimento Regional, com pesquisa pesquisa sobre o impacto da promoção da atividade física no gasto público em saúde e o a atuação do profissional de educação física do SUS no atendimento da mulher idosa. Mestrado em Educação Física, UcB, Brasília, DF, Brasil. Graduação Licenciatura Plena em Educação Física, UcB, Brasília, DF, Brasil. Experiência na área de Educação Física e Saúde, atuando nos seguintes temas: Exercício físico para grupos especiais (idosos, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer, HIV, fibromialgia, câncer). LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/2485745367082733

 

Denis César Leite Vieira, University Center UDF

Doutorado, Mestrado, Bacharelado, Licenciatura em Educação Física, UnB, Brasília, DF, Brasil. Professor do Instituto Federal de Brasília, IFB. Fisiologista da Associação Atlética Desportiva de Brasília, DF, Brasil. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/3051189402860070

 

Tatiane Gomes Teixeira, Federal University of Rondônia

Doutora em Educação Física, UcB, Brasília, DF, Brasil. Mestrado em Gerontologia, PUC-SP. Bacharel em Educação Física, ILES/ULBRA. Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia, UNIR.

LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/9251994239541210

 

 

Gislane Ferreira de Melo, University Católica of Brasília

Doutorado, Mestrado em Educação Física, UcB, Brasília, DF, Brasil. Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Atualmente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, UcB. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/5065099645935473

 

 

Kerolyn Ramos Garcia, University of Brasília

Doutoranda e Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde, UnB. Vice-Presidente do Instituto de Educação e Envelhecimento Humano, IEEH, Brasil. Pós-Graduação lato sensu em Gerontologia, Universidade Federal de Tocantins. Bacharel em Saúde Coletiva, UnB. Atualmente atua como Professora e na Coordenação Geral da Universidade do Envelhecer da UnB, UniSer-UnB. Atua nas áreas de Gerontologia, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Educação e Psicologia.

LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/6119405140634549

 

Jonato Prestes, University Católica of Brasília

Pós-Doutorado na Western Kentucky University. Doutorado em Ciências Fisiológicas. Universidade de São Carlos, SP. Mestrado em Educação Física, Universidade Metodista de Piracicaba, SP, Brasil. Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia e Imunologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia do exercício, exercício físico, imunologia do exercício, periodização e variáveis do treinamento de força e composição corporal. Professor do programa de mestrado e doutorado em Educação Física, UcB. Orientador do programa de mestrado em gerontologia, UCB. 

LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/0724257078898678

 

Gustavo de Azevedo Carvalho, University Católica of Brasília

Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde, UnB, Brasília, DF, Brasil. Graduação em Fisioterapia, Universidade Católica de Petrópolis, RJ, Brasil.
Docente da UcB, na graduação dos cursos da área de saúde e professor orientador do Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia. Consultor do Centro de Seleção e Promoção de Eventos, CESP-UnB, Brasília, DF, Brasil. Experiência na área de Fisioterapia e Reabilitação, com ênfase em Avaliação Físico-Funcional, atuando nos temas: Avaliação da Postura, risco de queda, equilíbrio e movimento humano, Avaliação de incapacidade física e funcionalidade, Desenvolvimento de Tecnologias de Avaliação Funcional.

LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/7711160989704684

 

 

Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, University of Brasília

Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil. Mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêutica, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, estado do Rio Grande do Sul. Graduação em Farmácia, UFSM. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Farmácia da UnB e orientadora de Mestrado/Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, UnB. Atua principalmente nos temas: Gerontologia e Envelhecimento Humano, Assistência Farmacêutica, Uso racional de medicamentos, Farmácia Clínica, Promoção em Saúde, Educação Superior e Educação para a Saúde.

LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/3925116705394748

Referências

Ansai, J. H., Aurichio, T. R., Gonçalves, R., & Rebelatto, J. R. (2016). Effects of two physical exercise protocols on physical performance related to falls in the oldest old: A randomized controlled trial. Geriatrics & Gerontology International, 16(4), 492-499. Retrieved in February 20, 2021, from: https://doi.org/10.1111/ggi.12497.

Assumpção, C. de O., Prestes, J., Leite, R. D., Urtado, C. B., Barthomeu Neto, J., & Pellegrinotti, I. L. (2008). Efeito do treinamento de força periodizado sobre a composição corporal e aptidão física em mulheres idosas. Maringá, PR: Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, 19(4). DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.4014. Retrieved in February 20, 2021, from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4014.

Berg, K. (1989). Measuring balance in the elderly: preliminary development of an instrument. Physiotherapy Canada, 41(6), 304–311. Retrieved in February 20, 2021, from: https://doi.org/10.3138/ptc.41.6.304.

Botero, J. P., Shiguemoto, G. E., Prestes, J., Marin, C. T., Prado, W. L., Pontes, C. S., Guerra, R. L. F., Ferreira, F. C., Baldissera, V., & Perez, S. E. A. (2013). Effects of long-term periodized resistance training on body composition, leptin, resistin and muscle strength in elderly post-menopausal women. J Sports Med Phys Fitness, 53(3), 289-294. Retrieved in February 20, from: https://www.researchgate.net/profile/Wagner_Prado/publication/236957467_.

Camara, F. M., Gerez, A. G., Miranda, M. L. de J., & Velardi, M. (2008). Capacidade funcional do idoso: formas de avaliação e tendências. Fisiátrica, 15(4), DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v15i4a103005. Retrieved in February 20, 2021, from: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103005.

Campbell, A. J., Borrie, M. J., Spears, G. F. (1989). Risk factors for falls in a community-based prospective study of people 70 years and older. J Gerontol, 44(4), M112-117. DOI: 10.1093/ geronj/44.4.m112. Retrieved in February 20, 2021, from: https://academic.oup.com/ geronj/article-abstract/44/4/M112/604691.

Garcia, R. R., Gelsi, T. A., & Sabaté, A. C. de C. (2010). A percepção dos fatores de risco para quedas em um grupo de idosas. Revista de Atenção à Saúde, RAS, 5(11), DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol5n11.415. Retrieved in February 20, 2021, from: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/download/415/225.

Gillespie, L. D., Robertson, M. C., Gillespie, W. J., Sherrington, C., Gates, S., Clemson, L. M., & Lamb, S. E. (2012). Interventions for preventing falls in older people living in the community. Cochrane Database of Systematic Reviews. Retrieved in February 20, 2021, from: https://doi.org/10.1002/14651858.CD007146.pub3.

Gray-Miceli, J., & Strumpf, N. E. (2005). A stepwise approach to a comprehensive post-fall assessment. In: Annals of Long-Term Care: Clinical Care and Aging, 13(Issue 12), 16-24). https://doi.org/10.7282/T3PG1TNZ. Retrieved in February 20, 2021, from: https://rucore.libraries.rutgers.edu/rutgers-lib/47982/.

Ishigaki, E. Y., Ramos, L. G., Carvalho, E. S., & Lunardi, A. C. (2014). Effectiveness of muscle strengthening and description of protocols for preventing falls in the elderly: a systematic review. Braz. J. Phys. Ther. 18(02). Retrieved in February 20, 2021, from: https://doi.org/10.1590/S1413-35552012005000148.

Kannus, P., Sievänen, H., Palvanen, M., Järvinen T, & Parkkari J. (2005). Prevention of falls and consequent injuries in elderly people. Lancet, 366(9500), 1885-1893. DOI: 10.1016/S0140-6736(05)67604-0. Retrieved in February 20, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140673605676040.

Kendrick, D., Kumar, A., Carpenter, H., Zijlstra, G. A. R., Skelton, D. A., Cook, J. R., Stevens, Z., Belcher, C. M., Haworth, D., Gawler, Gage, H., Masud, T., Bowling, A., Pearl, Morris, R. W. M., Liffe, S., & Delbaere, K. (2014). Exercise for reducing fear of falling in older people living in the community. Cochrane Database of Systematic Reviews. Retrieved in February 20, 2021, from: https://doi.org/10.1002/14651858.CD009848.pub2.

Masud, T., & Morris, R. O. (2001). Epidemiology of falls. Age Ageing, 30(Suppl 4), 3-7. DOI: 10.1093/ageing/30.suppl_4.3. Retrieved in February 20, 2021, from: https://www.researchgate.net/profile/Rob_Morris2/publication/11587628_Epidemiology_of_Falls/links/543d13d50cf20af5cfbfa4a7/Epidemiology-of-Falls.pdf.

Paula, F. de L., Alves Junior, E. de D., & Prata, H. (2017). Teste TIMED “UP AND GO”: uma comparação entre valores obtidos em ambiente fechado e aberto. Curitiba, PR: Fisioterapia em Movimento, 20(4), 143-148. Retrieved in February 20, 2021, from: file:///C:/Users/Dados/Downloads/18977-32633-1-SM%20(1).pdf.

Persad, C. C., Cook, S., & Giordani, B. (2010). Assessing falls in the elderly: should we use simple screening tests or a comprehensive fall risk evaluation? Eur J Phys Rehabil Med, 46(2), 249-259. Retrieved in February 20, 2021, from: http://europepmc.org/abstract/med/20485227.

Prestes, J., Frollini, A. B., Lima, C., Donatto, F. F., Foschini, D., Marqueti, R. de C., Figueira Jr., A., & Fleck, S. J. (2009). Comparison between linear and daily undulating periodized resistance training to increase strength. J Força Cond Res, 23(9), 2437-2442. DOI: 10.1519/ JSC.0b013e3181c03548. Retrieved in February 20, 2021, from: https://journals.lww.com/ nsca-jscr/Abstract/2009/12000/Comparison_Between_Linear_and_Daily_ Undulating.3.aspx.

Sousa, N., & Mendes, R. (2015). Comparison of Effects of Resistance and Multicomponent Training on Falls Prevention in Institutionalized Elderly Women. Journal of the American Geriatrics Society, 63(2), 396-397. Retrieved in February 20, 2021, from: https://doi.org/10.1111/jgs.13280.

Stubbs, B., Brefka, S., & Denkinger, M. D. (2015). What works to prevent falls in community-dwelling older adults? Umbrella review of meta-analyses of randomized controlled trials. Fisioterapia, 95(ed.8), 1095-1110; https://doi.org/10.2522/ptj.20140461. Retrieved in February 20, 2021, from: https://academic.oup.com/ptj/article-abstract/95/8/1095/2686452.

Whooley, M. A., Kip, K. E., Cauley, J. A., Ensrud, K. E., Nevitt, M. C., & Browner, W. S. (1999). Depression, falls, and risk of fracture in older women. Arch Intern Med, 159(5), 484-190. Retrieved in February 20, 2021, from: DOI: 10.1001/archinte.159.5.484.

Zijlstra, G. A. R., Tennstedt , S. L., van Haastregt, J. C. M., van Eijk, J. Th M. , & Kempen, G. U. M. (2006). Reducing fear of falling and avoidance of activity in elderly persons: The development of a Dutch version of an American intervention. Pec-Journal.com. Retrieved in February 20, 2021, from: http://www.pec-journal.com/article/S0738-3991(05)00226-0/abstract.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Valduga, R., Pereira, L. C., Vieira Alves Valduga, L., da Cunha Nascimento , D., Lopes de Farias, D., César Leite Vieira, D., Gomes Teixeira, T., Ferreira de Melo, G., Ramos Garcia, K., Prestes, J., de Azevedo Carvalho, G., & Karnikowski, M. G. de O. (2021). Efeito da periodização do treinamento resistido sobre o risco de quedas, capacidade funcional, força muscular e medo de cair de idosas da comunidade. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 495–511. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p495-511

Edição

Seção

Artigos