O desafio de manter o CRAS como equipamento de portas abertas: garantia de acesso e de escuta do idoso durante a pandemia da Covid-19
El desafío de mantener el CRAS como un dispositivo de puertas abiertas: garantizar el acceso y escuchar a las personas mayores durante la pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24iEspecial31p101-121Palavras-chave:
CRAS; Previdência Social; Covid-19Resumo
Este artigo tem como proposta tecer reflexões sobre os desafios do trabalho profissional no âmbito do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no contexto da pandemia da Covid-19, sendo resultado de uma pesquisa qualitativa que aborda, a partir de registros de trabalhadores(as), por hora pesquisadores(as), os principais achados diante da crescente presença do segmento idoso no serviço, gerando uma alta demanda de solicitações e de acompanhamentos de benefícios e auxílios da Previdência Social. O momento pandêmico exigiu que o CRAS se reconhecesse como equipamento de portas abertas, para garantir o acesso do idoso aos direitos sociais, e que, através da escuta, fortalecesse o papel das políticas públicas enquanto campo de proteção social para produzir novas práticas e inovar no acolhimento das velhices vulneráveis do município de Irati, PR.
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