Pandemia da Covid-19 e Autismo

o relato dos pais sobre o envelhecimento e a experiência dos filhos em relação ao distanciamento social e as aulas on-line

Autores

  • Anellyse Sato Universidade de São Paulo
  • Giovanna de Souza Almeida Universidade de São Paulo
  • Letícia Andrade de Magistre Universidade de São Paulo
  • Raquel Ribeiro de Oliveira Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-8845-2463
  • Thaynara Mioti Barbosa da Cruz Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-0772-412X
  • Thiago Costa Florentino Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-0093-1836
  • Renata Cristina Abreu Dobbns Projeto de Integração Pró-Autista de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-3647-7129
  • Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez Universidade de São Paulo
  • Rosa Yuka Sato Chubaci Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24iEspecial30p195-215

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Distanciamento social, Envelhecimento

Resumo

O presente estudo teve como objetivos compreender as consequências do distanciamento social para os alunos do PIPA durante o período da pandemia; conhecer a maneira como estão lidando com as atividades on-line em suas casas; verificar a opinião que os pais/responsáveis têm sobre a velhice. Como resultado, verificamos que muitos estão lidando bem com o distanciamento do PIPA e realizando as atividades propostas de forma on-line. Há a dificuldade de realizar as medidas protetivas, como o uso correto de EPI e a higienização.

Biografia do Autor

Anellyse Sato, Universidade de São Paulo

Graduanda em Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo

 

 

Giovanna de Souza Almeida, Universidade de São Paulo

Graduanda em Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo.

 

 

Letícia Andrade de Magistre, Universidade de São Paulo

Bacharel em Gerontologia da Universidade de São Paulo.

 

 

Raquel Ribeiro de Oliveira, Universidade de São Paulo

 Administradora de Empresa, Graduanda em Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo.

 

 

Thaynara Mioti Barbosa da Cruz, Universidade de São Paulo

Bacharel em Gerontologia da Universidade de São Paulo.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0772-412X

 

Thiago Costa Florentino, Universidade de São Paulo

Educador físico/Graduando em Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0093-1836

Renata Cristina Abreu Dobbns, Projeto de Integração Pró-Autista de São Paulo

Responsável Técnica do Projeto de Integração Pró-Autista de São Paulo.

 

 

Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez , Universidade de São Paulo

Docente do Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo.

 

 

Rosa Yuka Sato Chubaci, Universidade de São Paulo

Docente do Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo.

 

 

Referências

Agência Brasil. (2019). Bolsonaro anuncia inclusão de Autistas no Censo 2020. Recuperado em 25 agosto, 2020, de: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-07/bolsonaro-anuncia-inclusao-de-autistas-no-censo-2020.

Almeida, A. L. (2006). A pessoa com deficiência em Portugal e Brasil: desafios para ações em saúde. Hygeia, 2(3):47-56. Recuperado em 24 agosto, 2020, de: http://www.seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16859.

Andrade, J. M. A., & Oliveira, J. I. N. (2020). Fighting COVID-19. Brazilian Journal of Biology, 80(3), 698-701. Epub June 10, 2020. Recuperado em 26 agosto, 2020, de: https://doi.org/10.1590/1519-6984.238155.

BNBSP. (2014). História da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo. Recuperado em 24 maio, 2020, de: http://www.enkyo.org.br/pagina/nossa-historia/.

Brasil, M. da S. (2013). Linha de Cuidado para a Atenção Às Pessoas Com Transtornos Do Espectro Do Autismo E Suas Famílias. In Comunicação e Educação em Saúde. Recuperado em 20 maio, 2020, de: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000500005.

Campos, D. M. O., Oliveira, C. B. S., Andrade, J. M. A., & Oliveira, J. I. N. (2020). Fighting COVID-19. Brazilian Journal of Biology, 80(3), 698-701. Epub June. Recuperado em 27 agosto, 2020, de: https://doi.org/10.1590/1519-6984.238155.

Conselho Nacional de Saúde (2016). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em seres humanos. Recuperado em 24 abril, 2020, de: http://www.ipea.gov.br/ portal/index.php?option=comalphacontent&view=alphacontent&Ite mid=357.

Cury, C. R. J. (2020). Educação Escolar e Pandemia. Pedagogia Em Ação, 13(1), 8–16. Recuperado em 24 agosto, 2020, de: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23749.

Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F. De, & Machado, W. de L. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma Cartilha. Estudos de Psicologia (Campinas). Recuperado em 10 agosto, 2020, de: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200065.

Farias, H. S. (2020). O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia, 17, ano IX. Recuperado em 18 agosto, 2020, de: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.11357.

Figueiredo, J. (2015). O Autismo Infantil: uma revisão bibliográfica São Luís. Trabalho de Conclusão de Curso. Recuperado em 24 agosto, 2020, de: https://docplayer.com.br/7189561-Jeane-figueiredo-o-autismo-infantil-uma-revisao-bibliografica.html.

Garcia, L. P., & Duarte, E. (2020). Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da COVID-19 no Brasil. In: Epidemiologia e servicos de saúde: revista do Sistema Único de Saúde do Brasil. Recuperado em 20 agosto, 2020, de: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200009.

Heidegger, M. (2007). Ser e tempo. Editora Vozes.

Conte, J. (2020). Quarentena muda rotina dos pais de crianças com autismo. Recuperado em 24 dezembro, 2020, de: https://drauziovarella.uol.comn.br/coronavirus/quarentena-muda-rotina-dos-pais-de-criancas-com-autismo/.

Kanner, L. (1968). Autistic disturbances of affective contact. Acta Paedopsychiatrica, 35(4), 100-136. Recuperado em 24 agosto, 2020, de: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/4880460/.

Kfouri, R. (2020). Entrevista: Covid-19: A importância da conscientização e prevenção no combate ao novo vírus que desestabilizou o planeta. Recuperado em 24 novembro, 2020, de: http://www.revistaferidas.com.br/covid-19-a-importancia-da-conscientizacao-e-prevencao-no-combate-ao-novo-virus-que-desestabilizou-o-planeta/.

Narzisi, A. (2020). Handle the autism spectrum condition during coronavirus (Covid-19) stay at home period: Ten tips for helping parents and caregivers of young children. In: Brain Sciences. Recuperado em 10 novembro, 2020, de: https://doi.org/10.3390/brainsci10040207.

Organização Mundial da Saúde. (2017). Autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Recuperado em 24 maio, 2020, de: https://news.un.org/pt/story/2017/04/1581881-oms-afirma-que-autismo-afeta-uma-em-cada-160-criancas-no-mundo.

Pires, R. R. C. (2020). Os Efeitos sobre grupos sociais e territórios vulnerabilizados das medidas de enfrentamento à crise sanitária da Covid-19: propostas para o aperfeiçoamento da ação pública. TT - Nota Técnica n.o 33 DIEST: Os Efeitos sobre grupos sociais e territórios... Nota Técnica / IPEA Diest, 33, 11. (08/04/2020). Recuperado em 24 agosto, 2020, de: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35439.

Projeto de Integração Pró-Autista. (PIPA) (2020). Recuperado em 24 abril, 2020, de: http://www.enkyo.org.br/unidades/historia-c347-c347/.

Sokolowski, R. (2006). Introdução à fenomenologia. Rio de Janeiro, RJ: Educ.

Torres, T. L., Camargo, B. V., & Bousfield, A. B. S. (2016). Estereótipos sociais do residente para diferentes grupos etários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(1). Recuperado em 24 abril, 2020, de:https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18044.

Wu, F., Zhao, S., Yu, B., Chen, Y. M., Wang, W., Song, Z. G., Hu, Y., Tao, Z. W., Tian, J. H., Pei, Y. Y., Yuan, M. L., Zhang, Y. L., Dai, F. H., Liu, Y., Wang, Q. M., Zheng, J. J., Xu, L., Holmes, E. C., & Zhang, Y. Z. (2020). A new coronavirus associated with human respiratory disease in China. Nature. Recuperado em 15 abril, 2020, de: https://doi.org/10.1038/s41586-020-2008-3

Downloads

Publicado

2022-02-08

Como Citar

Sato, A. ., Almeida, G. de S. ., Magistre, L. A. de, Oliveira, R. R. de ., Cruz, T. M. B. da ., Florentino, T. C. ., Dobbns, R. C. A. ., Gutierrez , B. A. . O. ., & Chubaci, R. Y. S. . (2022). Pandemia da Covid-19 e Autismo: o relato dos pais sobre o envelhecimento e a experiência dos filhos em relação ao distanciamento social e as aulas on-line. Revista Kairós-Gerontologia, 24, 195–215. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24iEspecial30p195-215