Lifestyle associated to serum levels of HDL cholesterol in oldest-old people: the AMPAL Study

Authors

  • Valéria Baccarin Ianiski Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.
  • Josemara de Paula Rocha Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.
  • Renata Breda Martins Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CNPq.
  • Andressa Dutra Dode Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, voluntária no projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo, AMPAL, do Instituto de Geriatria e Gerontologia, IGG.
  • Ângelo José Gonçalves Bós Médico geriatra, Pós-doutor em Saúde e Participação Comunitária pelo Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão, Professor Titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p111-127

Keywords:

Cholesterol, HDL, Older than 80 years old or older, Life style.

Abstract

This article intended to identify significantly determinants related to HDL cholesterol serum levels in oldest-old (≥ 85 years) in a South city of Brazil. It could be expected the declining of 2mg/dL HDL cholesterol value by each one day of increasing on the weekly frequency refrigerant consumption. The HDL cholesterol levels were inversely associated with being man, to have higher waist circumference, serum triglyceride levels and frequency refrigerant consumption, regardless the kind of it.

 

Author Biographies

Valéria Baccarin Ianiski, Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

 

Josemara de Paula Rocha, Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

 

Renata Breda Martins, Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CNPq.

Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CNPq.

 

Andressa Dutra Dode, Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, voluntária no projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo, AMPAL, do Instituto de Geriatria e Gerontologia, IGG.

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, voluntária no projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo, AMPAL, do Instituto de Geriatria e Gerontologia, IGG.

 

Ângelo José Gonçalves Bós, Médico geriatra, Pós-doutor em Saúde e Participação Comunitária pelo Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão, Professor Titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Médico geriatra, Pós-doutor em Saúde e Participação Comunitária pelo Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão, Professor Titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Published

2018-09-30

How to Cite

Ianiski, V. B., Rocha, J. de P., Martins, R. B., Dode, A. D., & Bós, Ângelo J. G. (2018). Lifestyle associated to serum levels of HDL cholesterol in oldest-old people: the AMPAL Study. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 111–127. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p111-127

Issue

Section

Papers