Estilo de vida asociado a niveles séricos de HDL colesterol en longevos: Estudio AMPAL

Autores/as

  • Valéria Baccarin Ianiski Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.
  • Josemara de Paula Rocha Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.
  • Renata Breda Martins Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CNPq.
  • Andressa Dutra Dode Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, voluntária no projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo, AMPAL, do Instituto de Geriatria e Gerontologia, IGG.
  • Ângelo José Gonçalves Bós Médico geriatra, Pós-doutor em Saúde e Participação Comunitária pelo Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão, Professor Titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p111-127

Palabras clave:

HDL-colesterol, Anciano de 80 años o más, Estilo de vida.

Resumen

El articulo deseo identificar determinantes significativamente relacionados con los niveles séricos de colesterol HDL en la longevidad (≥ 85 años) de un municipio del sur de Brasil. El aumento de la frecuencia semanal en el consumo de refrigerante en un día, resultaba en la disminución de 2mg/dL HDL. Ser hombre, tener circunferencia de la cintura aumentada, poseer niveles séricos elevados de triglicéridos y consumir frecuentemente refrigerante, independientemente del tipo, fueron factores inversamente asociados a niveles de HDL.

Biografía del autor/a

Valéria Baccarin Ianiski, Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

 

Josemara de Paula Rocha, Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

 

Renata Breda Martins, Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CNPq.

Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CNPq.

 

Andressa Dutra Dode, Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, voluntária no projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo, AMPAL, do Instituto de Geriatria e Gerontologia, IGG.

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, voluntária no projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo, AMPAL, do Instituto de Geriatria e Gerontologia, IGG.

 

Ângelo José Gonçalves Bós, Médico geriatra, Pós-doutor em Saúde e Participação Comunitária pelo Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão, Professor Titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Médico geriatra, Pós-doutor em Saúde e Participação Comunitária pelo Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão, Professor Titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Publicado

2018-09-30

Cómo citar

Ianiski, V. B., Rocha, J. de P., Martins, R. B., Dode, A. D., & Bós, Ângelo J. G. (2018). Estilo de vida asociado a niveles séricos de HDL colesterol en longevos: Estudio AMPAL. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 111–127. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p111-127

Número

Sección

Artigos