Time and space: an analysis of the Right to the City for the elderly population

Authors

  • Franciélis Ferreira Vargas Graduação em Direito, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Bacharela em Geografia, UFPel. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins, e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, UFT/ESMAT. Assessora Jurídica da Defensoria Pública do estado do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área do Direito à Cidade e envelhecimento da classe trabalhadora.
  • Paulo Fernando de Melo Martins Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG. Bacharelado e Licenciatura Plena em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professor da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p197-212

Keywords:

Aging, Right to the City, Regressive-progressive method.

Abstract

Supported by Henri Lefèbvre's regressive-progressive method, the main objective of the research here is to present the theoretical contributions of the debate on the right to the city to the perspective of aging. Taking into account that aging is a social phenomenon, it becomes necessary to investigate the particular demands of the urban elderly population In this sense, it will be discussed how such demands can be met in the construction of a fair city also for the elderly. The research points to the importance of interdisciplinary analysis for the study of the theme, considering the need to promote the debate on aging and urban space.

 

Author Biographies

Franciélis Ferreira Vargas, Graduação em Direito, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Bacharela em Geografia, UFPel. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins, e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, UFT/ESMAT. Assessora Jurídica da Defensoria Pública do estado do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área do Direito à Cidade e envelhecimento da classe trabalhadora.

Graduação em Direito, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Bacharela em Geografia, UFPel. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins, e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, UFT/ESMAT. Assessora Jurídica da Defensoria Pública do estado do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área do Direito à Cidade e envelhecimento da classe trabalhadora.

 

Paulo Fernando de Melo Martins, Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG. Bacharelado e Licenciatura Plena em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professor da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG. Bacharelado e Licenciatura Plena em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professor da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

 

Published

2019-06-30

How to Cite

Vargas, F. F., & Martins, P. F. de M. (2019). Time and space: an analysis of the Right to the City for the elderly population. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 197–212. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p197-212

Issue

Section

Papers