Tiempo y espacio: un análisis del Derecho a la Ciudad para la población adulta mayor

Autores/as

  • Franciélis Ferreira Vargas Graduação em Direito, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Bacharela em Geografia, UFPel. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins, e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, UFT/ESMAT. Assessora Jurídica da Defensoria Pública do estado do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área do Direito à Cidade e envelhecimento da classe trabalhadora.
  • Paulo Fernando de Melo Martins Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG. Bacharelado e Licenciatura Plena em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professor da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p197-212

Palabras clave:

Envejecimiento, Derecho a la ciudad, Método regresivo-progresivo.

Resumen

Apoyado en el método regresivo-progresivo, de Henri Lefèbvre, el objetivo principal del presente artículo es presentar las contribuciones teóricas sobre el derecho a la ciudad desde la perspectiva del envejecimiento. Tomando en cuenta que el envejecimiento es un fenómeno social, se hace necesaria una investigación de las demandas particulares de la población urbana adulta mayor. Es este sentido, serán discutidas las posibilidades de construcción de una ciudad justa también para los adultos mayores. La investigación destaca la importancia del análisis interdisciplinar para el estudio del tema, considerando la necesidad de fomentar el debate sobre envejecimiento y espacio urbano.  

Biografía del autor/a

Franciélis Ferreira Vargas, Graduação em Direito, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Bacharela em Geografia, UFPel. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins, e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, UFT/ESMAT. Assessora Jurídica da Defensoria Pública do estado do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área do Direito à Cidade e envelhecimento da classe trabalhadora.

Graduação em Direito, Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Bacharela em Geografia, UFPel. Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins, e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, UFT/ESMAT. Assessora Jurídica da Defensoria Pública do estado do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área do Direito à Cidade e envelhecimento da classe trabalhadora.

 

Paulo Fernando de Melo Martins, Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG. Bacharelado e Licenciatura Plena em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professor da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG. Bacharelado e Licenciatura Plena em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professor da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

 

Publicado

2019-06-30

Cómo citar

Vargas, F. F., & Martins, P. F. de M. (2019). Tiempo y espacio: un análisis del Derecho a la Ciudad para la población adulta mayor. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 197–212. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p197-212

Número

Sección

Artigos