Characterization of open universities of the Third Age
systematic review study in the Brazilian scenario
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p715-737Keywords:
Open University of the Third Age, Elderly, low educationAbstract
O acesso do idoso à educação, através da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), carece de padronização em sua estrutura e funcionamento. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura para conhecer o estado da arte em relação às características das UATI brasileiras, nos aspectos estruturais, quanto aos fatores metodológicos, de recursos e programáticos. Os resultados revelaram que as UATI descritas, não obedeciam a uma estruturação padrão e pré-definida.
References
Brasil. (2013). Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso, Ministério da Saúde. 3ª ed., 2ª reimpr., Brasília, DF: Ministério da Saúde.
Binotto, M. A., Milistetd, M., Benedetti, T. R. B. N., & Almeida, F. A. (2015). Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade: avaliação do programa por meio do modelo RE-AIM. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde, 20(3), 309-320. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n3p309.
Cachioni, M. (2012). Universidade da terceira idade: História e pesquisa. Revista Temática Kairós-Gerontologia, 15(7), 01-08. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/15225/11354.
Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., & Lima-Silva, T. B. (2015). Metodologias e Estratégias Pedagógicas utilizadas por Educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623645741.
Dátilo, G. M. P A., & Marin, M. J. S. (2015). O envelhecimento na percepção de idosos que frequentam uma universidade aberta da terceira idade. Estud. interdiscipl. Envelhec., 20(2), 597-609. Recuperado em 26 junho, 2019, de: https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/48932/35460.
Doronin, J. A. F., Santos, R. S. & Araujo, G. A. F. (2019). Proposta de Educação Continuada: As áreas de conhecimento e o interesse dos idosos. Rev. Longeviver, Ano I(2), abr/maio/jun, São Paulo: ISSN 2596-027X. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://revistalongeviver.com.br/index.php/revistaportal/article/view/775/836.
Eltz, G., Artigas, N., Pinz, D., & Magalhães, C. (2014). Panorama Atual das Universidades Abertas à Terceira Idade no Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 17(4), 83-94. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/23555.
Inouye, K., Orlandi, F. S., Pavarini, S. C. L. & Pedrazzani, E. S. (2018). Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso. Educação e Pesquisa, 44, e142931 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201708142931.
Lolli, M. C. G. S., Lolli, L. F., & Maio, E. R. (2014). Universidade aberta à terceira idade: uma tentativa de emancipação. Revista Labor, 12(1), 131-151. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i12.6579.
Neri, A. L. (2001). Palavras-chave em gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea.
Oliveira, R. C. S., Scortegagna, P. A., & Oliveira, F. S. (2015). Universidades abertas à terceira idade: delienando um novo espaço educacional para o idoso. Revista HISTEDBROn-Line, 15(64), 343-358. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641945.
Oliveira, R., Scortegagna, P., & Oliveira Alves da Silva, F. (2017). A educação permanente protagonizada pelo idoso na universidade aberta para a terceira idade/UEPG. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 14(27), 19-33. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2017v14n27p19.
Organização Mundial da Saúde. (2005). Envelhecimento ativo: Uma política de saúde. Brasília, DF: Organização Pan-Americana de Saúde.
Peixoto, N., Lima, L. C. V., & Bittar, C. M. L. (2017). Percepções sobre qualidade de vida entre idosos que participam de uma Universidade Aberta para Maturidade. Acta Scientiarum. Humam and Social Sciences 39(2), 209-216. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i2.33089.
Pereira, A. A. S., Couto, V. V. D., & Scorsolini-Comin, F. (2015). Motivações de idosos para participação no programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 16(2), 207-217. Recuperado em 26 junho, 2019, de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902015000200011&lng=pt&tlng=pt.
Posada, F. V. (2016). La generatividad em la vejez: implicaciones para el futuro de los Programas Universitarios para Adultos Mayores. In: Oliveira, R. C. S., Scortegagna, P. A. & Cury, M. J. F. A velhice e o envelhecimento no contexto ibero-americano. Cascavel: EDUNIOESTE.
Rodrigues, J. P., & Fernandes, C. A. M. (2016). Lazer e sociabilidade: sobre as memórias e motivações de idosos participantes de uma experiência de educação não formal na zona leste da cidade de São Paulo. Licere, 19(4), 201-225. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1358.
Silva, P., Faria, S., Carriço, I., Casemiro, F., Costa, F., & Castro, P. (2015). O papel do bacharel em Gerontologia na Universidade da Terceira Idade: um relato de experiência. Revista Kairós-Gerontologia, 18(19), 149-165. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://revistas.pucsp.br/kairos/article/view/27265/19299.
Silva, F. M., Silva, A. T. D. & Rocha, R. A. (2017). Onde estão as UNATI das universidades públicas federais do Brasil. XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Mar del Plata, Argentina.
Silva, F. M., Souza, I. M., & Rocha, R. A. (2017). Universidade da terceira idade, compromisso social e compromisso institucional. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 14(27), 4-18. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n27p4.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Kairós-Gerontologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Kairós Gerontologia owns the copyright of all published material. The whole reproduction of the articles of this Journal in other publications or for any other purpose, by any means, requires a written permission of the editor of this journal. Partial reproductions of articles (abstracts, more than 500 words text, tables, figures and other illustrations) must have a permission written by the publisher and the authors.