Caracterización de las universidades abiertas para la Tercera Edad

un estudio de revisión sistemática en el escenario brasileño

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p715-737

Palabras clave:

Universidad Abierta de la Tercera Edad, Educación, Anciano

Resumen

O acesso do idoso à educação, através da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), carece de padronização em sua estrutura e funcionamento. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura para conhecer o estado da arte em relação às características das UATI brasileiras, nos aspectos estruturais, quanto aos fatores metodológicos, de recursos e programáticos. Os resultados revelaram que as UATI descritas, não obedeciam a uma estruturação padrão e pré-definida.

Biografía del autor/a

Daniela Bertoncello de Oliveira, Universidade Tuiuti do Paraná

Psicóloga, Mestranda em Psicologia Social e Saúde pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Claudia Nunes de Souza Wanderbroocke, Universidade Tuiuti do Paraná

Psicóloga, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná

Citas

Brasil. (2013). Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso, Ministério da Saúde. 3ª ed., 2ª reimpr., Brasília, DF: Ministério da Saúde.

Binotto, M. A., Milistetd, M., Benedetti, T. R. B. N., & Almeida, F. A. (2015). Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade: avaliação do programa por meio do modelo RE-AIM. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde, 20(3), 309-320. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n3p309.

Cachioni, M. (2012). Universidade da terceira idade: História e pesquisa. Revista Temática Kairós-Gerontologia, 15(7), 01-08. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/15225/11354.

Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., & Lima-Silva, T. B. (2015). Metodologias e Estratégias Pedagógicas utilizadas por Educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623645741.

Dátilo, G. M. P A., & Marin, M. J. S. (2015). O envelhecimento na percepção de idosos que frequentam uma universidade aberta da terceira idade. Estud. interdiscipl. Envelhec., 20(2), 597-609. Recuperado em 26 junho, 2019, de: https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/48932/35460.

Doronin, J. A. F., Santos, R. S. & Araujo, G. A. F. (2019). Proposta de Educação Continuada: As áreas de conhecimento e o interesse dos idosos. Rev. Longeviver, Ano I(2), abr/maio/jun, São Paulo: ISSN 2596-027X. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://revistalongeviver.com.br/index.php/revistaportal/article/view/775/836.

Eltz, G., Artigas, N., Pinz, D., & Magalhães, C. (2014). Panorama Atual das Universidades Abertas à Terceira Idade no Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 17(4), 83-94. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/23555.

Inouye, K., Orlandi, F. S., Pavarini, S. C. L. & Pedrazzani, E. S. (2018). Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso. Educação e Pesquisa, 44, e142931 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201708142931.

Lolli, M. C. G. S., Lolli, L. F., & Maio, E. R. (2014). Universidade aberta à terceira idade: uma tentativa de emancipação. Revista Labor, 12(1), 131-151. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i12.6579.

Neri, A. L. (2001). Palavras-chave em gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea.

Oliveira, R. C. S., Scortegagna, P. A., & Oliveira, F. S. (2015). Universidades abertas à terceira idade: delienando um novo espaço educacional para o idoso. Revista HISTEDBROn-Line, 15(64), 343-358. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641945.

Oliveira, R., Scortegagna, P., & Oliveira Alves da Silva, F. (2017). A educação permanente protagonizada pelo idoso na universidade aberta para a terceira idade/UEPG. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 14(27), 19-33. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2017v14n27p19.

Organização Mundial da Saúde. (2005). Envelhecimento ativo: Uma política de saúde. Brasília, DF: Organização Pan-Americana de Saúde.

Peixoto, N., Lima, L. C. V., & Bittar, C. M. L. (2017). Percepções sobre qualidade de vida entre idosos que participam de uma Universidade Aberta para Maturidade. Acta Scientiarum. Humam and Social Sciences 39(2), 209-216. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i2.33089.

Pereira, A. A. S., Couto, V. V. D., & Scorsolini-Comin, F. (2015). Motivações de idosos para participação no programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 16(2), 207-217. Recuperado em 26 junho, 2019, de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902015000200011&lng=pt&tlng=pt.

Posada, F. V. (2016). La generatividad em la vejez: implicaciones para el futuro de los Programas Universitarios para Adultos Mayores. In: Oliveira, R. C. S., Scortegagna, P. A. & Cury, M. J. F. A velhice e o envelhecimento no contexto ibero-americano. Cascavel: EDUNIOESTE.

Rodrigues, J. P., & Fernandes, C. A. M. (2016). Lazer e sociabilidade: sobre as memórias e motivações de idosos participantes de uma experiência de educação não formal na zona leste da cidade de São Paulo. Licere, 19(4), 201-225. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1358.

Silva, P., Faria, S., Carriço, I., Casemiro, F., Costa, F., & Castro, P. (2015). O papel do bacharel em Gerontologia na Universidade da Terceira Idade: um relato de experiência. Revista Kairós-Gerontologia, 18(19), 149-165. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: https://revistas.pucsp.br/kairos/article/view/27265/19299.

Silva, F. M., Silva, A. T. D. & Rocha, R. A. (2017). Onde estão as UNATI das universidades públicas federais do Brasil. XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Mar del Plata, Argentina.

Silva, F. M., Souza, I. M., & Rocha, R. A. (2017). Universidade da terceira idade, compromisso social e compromisso institucional. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 14(27), 4-18. Recuperado em 09 dezembro, 2019, de: DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n27p4.

Publicado

2022-02-10

Cómo citar

Oliveira, D. B. de ., & Wanderbroocke, A. C. N. de S. . (2022). Caracterización de las universidades abiertas para la Tercera Edad: un estudio de revisión sistemática en el escenario brasileño. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 715–737. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p715-737

Número

Sección

Artigos