Gerontological Management Plan: the performance of the Gerontologist and the Brazilian Association of Gerontology (ABG) in the time periods of the COVID-19

Authors

  • Thais Bento Lima da Silva Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Adriana Nancy Medeiros dos Santos Gerontóloga, Mestre em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pós-Graduada em Gestão de Projetos e Portfólios, Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora Responsável pelo Grupo Interdisciplinar de Atenção Gerontofarmacêutica, GIAGEF EACH/USP e pela Oficina de Orientação sobre Uso de Medicamentos, UATI – EACH/USP. Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Cognição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretora Científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2021.
  • Evany Bettine de Almeida Gerontóloga, Mestra em Filosofia, modalidade Saúde e Educação, e Doutoranda em Ciência, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora- Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento em Ritmos Biológicos da EACH/USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.
  • Milena Yuri Suzuki Milena Yuri Suzuki – Gerontóloga, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Gestora do Centro-dia para Idosos de Suzano. Pós-Graduada em Cuidados Paliativos, Universidade Santa Cecília. Diretora de Suporte à Profissão.
  • Renata Vietas Baptista Gerontóloga, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Assistente da Presidência da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.
  • Tiago Nascimento Ordonez Tiago Nascimento Ordonez – Gerontólogo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenador do Centro de Convivência Municipal para Idosos do Município de Diadema. Pós-Graduado em Estatística Aplicada à Saúde.
  • Henrique Salmazo da Silva Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2020.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p333-354

Keywords:

Aging, COVID-19, Old age, Care management, Quarantine, Gerontology.

Abstract

In the context of the COVID-19 pandemic, it is considered relevant with the current context to know the role of Gerontology, through the actions and contributions of the professional Gerontologist and the Brazilian Association of Gerontology to society, within the scope of a multifaceted, complex professional performance and dynamics of care management for the elderly; aging and old age. The purpose of this article is to present the experience of the activities of the Gerontologist and the Brazilian Association of Gerontology (ABG) in different contexts in the face of the quarantine period by COVID-19.

 

Author Biographies

Thais Bento Lima da Silva, Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Adriana Nancy Medeiros dos Santos, Gerontóloga, Mestre em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pós-Graduada em Gestão de Projetos e Portfólios, Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora Responsável pelo Grupo Interdisciplinar de Atenção Gerontofarmacêutica, GIAGEF EACH/USP e pela Oficina de Orientação sobre Uso de Medicamentos, UATI – EACH/USP. Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Cognição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretora Científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2021.

Gerontóloga, Mestre em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pós-Graduada em Gestão de Projetos e Portfólios, Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora Responsável pelo Grupo Interdisciplinar de Atenção Gerontofarmacêutica, GIAGEF EACH/USP e pela Oficina de Orientação sobre Uso de Medicamentos, UATI – EACH/USP. Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Cognição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretora Científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2021.

E-mail: adriana.nancy.medeiros@gmail.com

Adriana Nancy Medeiros dos Santos - Gerontóloga, Mestre em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pós-Graduada em Gestão de Projetos e Portfólios, Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora Responsável pelo Grupo Interdisciplinar de Atenção Gerontofarmacêutica, GIAGEF EACH/USP e pela Oficina de Orientação sobre Uso de Medicamentos, UATI – EACH/USP. Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Cognição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretora Científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2021.

Evany Bettine de Almeida, Gerontóloga, Mestra em Filosofia, modalidade Saúde e Educação, e Doutoranda em Ciência, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora- Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento em Ritmos Biológicos da EACH/USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.

Gerontóloga, Mestra em Filosofia, modalidade Saúde e Educação, e Doutoranda em Ciência, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora- Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento em Ritmos Biológicos da EACH/USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.

 

Milena Yuri Suzuki, Milena Yuri Suzuki – Gerontóloga, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Gestora do Centro-dia para Idosos de Suzano. Pós-Graduada em Cuidados Paliativos, Universidade Santa Cecília. Diretora de Suporte à Profissão.

Gerontóloga, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Gestora do Centro-dia para Idosos de Suzano. Pós-Graduada em Cuidados Paliativos, Universidade Santa Cecília. Diretora de Suporte à Profissão.

 

Renata Vietas Baptista, Gerontóloga, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Assistente da Presidência da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.

Gerontóloga, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Assistente da Presidência da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.

 

Tiago Nascimento Ordonez, Tiago Nascimento Ordonez – Gerontólogo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenador do Centro de Convivência Municipal para Idosos do Município de Diadema. Pós-Graduado em Estatística Aplicada à Saúde.

Gerontólogo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenador do Centro de Convivência Municipal para Idosos do Município de Diadema. Pós-Graduado em Estatística Aplicada à Saúde.

 

Henrique Salmazo da Silva, Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2020.

Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2020.

 

Published

2020-09-30

How to Cite

Lima da Silva, T. B., Santos, A. N. M. dos, Almeida, E. B. de, Suzuki, M. Y., Baptista, R. V., Ordonez, T. N., & Salmazo da Silva, H. (2020). Gerontological Management Plan: the performance of the Gerontologist and the Brazilian Association of Gerontology (ABG) in the time periods of the COVID-19. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 333–354. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p333-354