Plan de Manejo Gerontológico: el desempeño del Gerontólogo y la Asociación Brasileña de Gerontología (ABG) en tiempos de Cuarentena de COVID-19

Autores/as

  • Thais Bento Lima da Silva Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Adriana Nancy Medeiros dos Santos Gerontóloga, Mestre em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pós-Graduada em Gestão de Projetos e Portfólios, Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora Responsável pelo Grupo Interdisciplinar de Atenção Gerontofarmacêutica, GIAGEF EACH/USP e pela Oficina de Orientação sobre Uso de Medicamentos, UATI – EACH/USP. Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Cognição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretora Científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2021.
  • Evany Bettine de Almeida Gerontóloga, Mestra em Filosofia, modalidade Saúde e Educação, e Doutoranda em Ciência, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora- Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento em Ritmos Biológicos da EACH/USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.
  • Milena Yuri Suzuki Milena Yuri Suzuki – Gerontóloga, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Gestora do Centro-dia para Idosos de Suzano. Pós-Graduada em Cuidados Paliativos, Universidade Santa Cecília. Diretora de Suporte à Profissão.
  • Renata Vietas Baptista Gerontóloga, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Assistente da Presidência da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.
  • Tiago Nascimento Ordonez Tiago Nascimento Ordonez – Gerontólogo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenador do Centro de Convivência Municipal para Idosos do Município de Diadema. Pós-Graduado em Estatística Aplicada à Saúde.
  • Henrique Salmazo da Silva Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2020.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p333-354

Palabras clave:

Envejecimiento, COVID-19, Vejez, Administración de cuidados, Cuarentena, Gerontología

Resumen

En este contexto de la pandemia de COVID-19, se considera relevante conocer el papel de la Gerontología, a través de las acciones y contribuciones del Gerontólogo profesional y la Asociación Brasileña de Gerontología a la sociedad, dentro del alcance de un desempeño profesional de gestión multifacético, complejo y dinámico. atención a las personas mayores, el envejecimiento y la vejez. El propósito de este artículo es presentar la experiencia de las actividades del Gerontólogo y la Asociación Brasileña de Gerontología (ABG) en diferentes contextos frente al período de cuarentena por COVID-19.

 

Biografía del autor/a

Thais Bento Lima da Silva, Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Adriana Nancy Medeiros dos Santos, Gerontóloga, Mestre em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pós-Graduada em Gestão de Projetos e Portfólios, Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora Responsável pelo Grupo Interdisciplinar de Atenção Gerontofarmacêutica, GIAGEF EACH/USP e pela Oficina de Orientação sobre Uso de Medicamentos, UATI – EACH/USP. Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Cognição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretora Científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2021.

Gerontóloga, Mestre em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pós-Graduada em Gestão de Projetos e Portfólios, Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora Responsável pelo Grupo Interdisciplinar de Atenção Gerontofarmacêutica, GIAGEF EACH/USP e pela Oficina de Orientação sobre Uso de Medicamentos, UATI – EACH/USP. Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Cognição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretora Científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2021.

E-mail: adriana.nancy.medeiros@gmail.com

Adriana Nancy Medeiros dos Santos - Gerontóloga, Mestre em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pós-Graduada em Gestão de Projetos e Portfólios, Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora Responsável pelo Grupo Interdisciplinar de Atenção Gerontofarmacêutica, GIAGEF EACH/USP e pela Oficina de Orientação sobre Uso de Medicamentos, UATI – EACH/USP. Pesquisadora-Colaboradora do Grupo de Cognição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretora Científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2021.

Evany Bettine de Almeida, Gerontóloga, Mestra em Filosofia, modalidade Saúde e Educação, e Doutoranda em Ciência, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora- Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento em Ritmos Biológicos da EACH/USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.

Gerontóloga, Mestra em Filosofia, modalidade Saúde e Educação, e Doutoranda em Ciência, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Pesquisadora- Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento em Ritmos Biológicos da EACH/USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.

 

Milena Yuri Suzuki, Milena Yuri Suzuki – Gerontóloga, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Gestora do Centro-dia para Idosos de Suzano. Pós-Graduada em Cuidados Paliativos, Universidade Santa Cecília. Diretora de Suporte à Profissão.

Gerontóloga, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Gestora do Centro-dia para Idosos de Suzano. Pós-Graduada em Cuidados Paliativos, Universidade Santa Cecília. Diretora de Suporte à Profissão.

 

Renata Vietas Baptista, Gerontóloga, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Assistente da Presidência da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.

Gerontóloga, Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Assistente da Presidência da Associação Brasileira de Gerontologia, gestão 2018-2020.

 

Tiago Nascimento Ordonez, Tiago Nascimento Ordonez – Gerontólogo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenador do Centro de Convivência Municipal para Idosos do Município de Diadema. Pós-Graduado em Estatística Aplicada à Saúde.

Gerontólogo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenador do Centro de Convivência Municipal para Idosos do Município de Diadema. Pós-Graduado em Estatística Aplicada à Saúde.

 

Henrique Salmazo da Silva, Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2020.

Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), gestão 2018-2020.

 

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Lima da Silva, T. B., Santos, A. N. M. dos, Almeida, E. B. de, Suzuki, M. Y., Baptista, R. V., Ordonez, T. N., & Salmazo da Silva, H. (2020). Plan de Manejo Gerontológico: el desempeño del Gerontólogo y la Asociación Brasileña de Gerontología (ABG) en tiempos de Cuarentena de COVID-19. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 333–354. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p333-354