Adaptação e validação da ASKAS – Aging Sexual Knowledge and Attitudes Scale em idosos brasileiros

Autores/as

  • Helena Brandão Viana Faculdade Adventista de Hortolândia
  • Vera Aparecida Madruga UNICAMP
  • Edinêis de Brito Guirardello UNICAMP
  • Dirceu da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i4p99-125

Palabras clave:

Idosos, Sexualidade, Tradução e interpretação, Validação, Análise Fatorial

Resumen

Neste trabalho abordamos a temática da sexualidade no envelhecimento. O objetivo da pesquisa foi realizar a adaptação cultural de uma escala norte-americana (ASKAS -Aging sexual knowledge and attitudes scale), que avalia o conhecimento e atitude das pessoas em relação à sexualidade do idoso. Para isso, foram utilizadas as Recomendações do Instituto para Trabalho e Saúde de Toronto (Canadá). Espera-se que essa pesquisa venha facilitar futuros estudos sobre sexualidade no envelhecimento, ampliando, assim, o conhecimento produzido no Brasil sobre essa temática.

Biografía del autor/a

Helena Brandão Viana, Faculdade Adventista de Hortolândia

Docente na Faculdade Adventista de Hortolândia (SP). Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia (SP). Coordenadora do Projeto FELIZ IDADE - atividade física com idosos. Coordenadora da Faculdade Adventista da Terceira Idade. Ph.D in Quality of Life, Adaptation and Health. Doutora em Qualidade de Vida, Adaptação e Saúde-Physical Education Course – UNICAMP. Graduação e Mestrado em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Estudou a temática da sexualidade na velhice, e para isto validou e adaptou culturalmente a Escala Askas, para utilização na cultura brasileira. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0493494212541998. / http://www.esperanca.com.br/

Vera Aparecida Madruga, UNICAMP

Doutora em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (1999); Mestrado em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (1993); Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982); Atualmente é Assessora do Vice Reitor e Coordenador Geral da Unicamp; Coordenadora Executiva da Unicamp de Portas Abertas/UPA; Professora Doutora do Curso de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas; Orienta pesquisas no Laboratório de Fisiologia do Exercício (FISEX), atuando principalmente nos seguintes temas: processo de envelhecimento e menopausa, treinamento físico aeróbio, treinamento com pesos, treinamento concorrente e qualidade de vida.

Edinêis de Brito Guirardello, UNICAMP

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração (1983), Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica - University of Wisconsin - Madison - WI, Estados Unidos (1993) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado MS-5 da Universidade Estadual de Campinas. É membro da 'Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing". Membro da Rede Internacional de Enfermagem e Segurança do Paciente (RIENSP). Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAESNP) e Coordenadora da REBRAENSP - Pólo Campinas, desde outubro de 2008. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, FCM-Unicamp.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente da prática profissional do enfermeiro, carga de trabalho de enfermagem, demandas de atenção, gerenciamento da assistência de enfermagem, satisfação do paciente e tradução e validação de instrumentos de medida.

Dirceu da Silva

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC.

Publicado

2013-10-29

Cómo citar

Viana, H. B., Madruga, V. A., Guirardello, E. de B., & Silva, D. da. (2013). Adaptação e validação da ASKAS – Aging Sexual Knowledge and Attitudes Scale em idosos brasileiros. Revista Kairós-Gerontologia, 15(4), 99–125. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i4p99-125

Número

Sección

Artigos