O impacto da participação em Universidade Aberta à Terceira Idade no desempenho cognitivo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p71-87Palabras clave:
Envelhecimento, Cognição, Idoso, Universidade Aberta à Terceira IdadeResumen
Este estudo investigou se a participação de idosos em uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) pode contribuir para a manutenção do desempenho cognitivo. Foram entrevistados 180 idosos no início do primeiro ou do segundo semestres de 2010 e após seis meses de participação. Foram utilizadas questões sociodemográficas, a Escala de Depressão Geriátrica, o Mini-Exame do Estado Mental, a Fluência Verbal categoria animais, o Short Cognitive Test e o tempo de participação na UnATI EACH-USP. Os resultados do pré-teste confirmaram dados prévios sobre o impacto da escolaridade, idade e renda no desempenho cognitivo. Os dados de evolução indicaram que os idosos apresentaram melhor desempenho em tarefa de memória episódica no pós-teste. Os dados sugerem que a participação na UNATI pode favorecer a manutenção das habilidades cognitivas.Descargas
Cómo citar
Kissaki, P. T., Lima-Silva, T. B., Ordonez, T. N., Melo, R. C. de, Batistoni, S. S. T., Domingues, M. A., Lopes, A., Yassuda, M. S., & Cachioni, M. (2013). O impacto da participação em Universidade Aberta à Terceira Idade no desempenho cognitivo. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial14), 71–87. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p71-87
Número
Sección
Artigos