Envejecimiento, el autocuidado y la memoria: la intervención como estrategia de prevención

Autores/as

  • Eunice Maria Godinho Morando Psicologia. Universidade Federal de Juiz de fora, UFJF. Membro do Laboratório de Estudos do Corpo LABESC/UFJF.
  • Juliana Campos Schmitt Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Letras e graduanda em Pedagogia, UFJF. Integrante do grupo CogLin, Cognição e Linguagem, Psicologia, UFJF.
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Faculdade de Educação Física e Desportos, FAEFID, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p353-374

Palabras clave:

Envejecimiento, Autocuidado, Memoria.

Resumen

Esta revisión en las bases Pepsic, Lilacs, SciELO analiza la relación entre envejecimiento, autocuidado, memoria; presenta la investigación sobre el autocuidado en Brasil y los trabajadores que trabajan con este concepto. Los ancianos reportan dificultades para almacenar y recuperar información, lo cual interfiere con el autocuidado. Esto requiere participación activa y responsable, influye en la autonomía y independencia y favorece la integración de los ancianos en la familia y comunidad. La intervención es eficaz y beneficiosa para desarrollar el autocuidado en los ancianos.

 

Biografía del autor/a

Eunice Maria Godinho Morando, Psicologia. Universidade Federal de Juiz de fora, UFJF. Membro do Laboratório de Estudos do Corpo LABESC/UFJF.

Professora aposentada da UFJF. Psicóloga. Membro do Laboratório de Estudos do Corpo LABESC/UFJF. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Mestre em Psicologia da Educação, IESAE/Fundação Getúlio Vargas, RJ. Especialista em Educação Brasileira, CES/JF. Especialista em Psicologia Gestalt e Transpessoal, Associação Brasileira de Psicologia. Especialista em Gestal-Terapia, Instituto Gestalt do Rio de Janeiro.

 

Juliana Campos Schmitt, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Letras e graduanda em Pedagogia, UFJF. Integrante do grupo CogLin, Cognição e Linguagem, Psicologia, UFJF.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Letras e graduanda em Pedagogia, UFJF. Integrante do grupo CogLin, Cognição e Linguagem, Psicologia, UFJF.

Maria Elisa Caputo Ferreira, Faculdade de Educação Física e Desportos, FAEFID, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Licenciada em Educação Fisica, Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharel em Serviço Social, Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro. Especialista em Docência Universitária, Universidade Castelo Branco. Mestrado em Educação Física, Universidade Gama Filho. Mestrado em Ciência da Motricidade Humana, pela Universidade Castelo Branco. Doutorado e Pós-doutorado em Educação, Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora adjunta, Faculdade de Educação Física e Desportos, FAEFID, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF.

 

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

Morando, E. M. G., Schmitt, J. C., & Ferreira, M. E. C. (2017). Envejecimiento, el autocuidado y la memoria: la intervención como estrategia de prevención. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 353–374. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p353-374

Número

Sección

Artigos