Conociendo el imaginario de jóvenes gays con relación a la vejez

Autores/as

  • Cristiano da Costa Flôres Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.
  • Newton Luiz Terra Doutor em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestre em Educação, PUCRS. Coordenador dos cursos de especialização em Geriatria Clínica e Preventiva, do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica e diretor do IGG-PUCRS. Áreas de atuação: Geriatria Clínica e Preventiva. Linha de pesquisa: Aspectos clínicos e emocionais do envelhecimento.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p237-251

Palabras clave:

Envejecimiento, Homosexualidad, Representatividad.

Resumen

El imaginario del joven homosexual con respecto al envejecimiento es el retrato de un tiempo, al evaluar la representatividad del hombre gay anciano en la sociedad. Como método, el estudio de paradigma cualitativo del tipo descriptivo-interpretativo, realizado por medio de seis entrevistas semiestructuradas con individuos que se identifican como hombres homosexuales. Como consideraciones finales, se puede afirmar que la dificultad de los hombres gays jóvenes en imaginarse viejos está fuertemente relacionada con la baja representatividad.

Palabras clave: Envejecimiento; Homosexualidad; Representatividad.

Biografía del autor/a

Cristiano da Costa Flôres, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.

Fisioterapeuta. Mestre em Gerontologia Biomédica, PUCRS. Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Pesquisador em gênero, diversidade sexual e saúde sexual do Idoso. Fisioterapeuta com consultório em Novo Hamburgo, RS. Palestrante nos temas de envelhecimento ativo e gerontologia preventiva, gênero e sexualidade.

 

Newton Luiz Terra, Doutor em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestre em Educação, PUCRS. Coordenador dos cursos de especialização em Geriatria Clínica e Preventiva, do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica e diretor do IGG-PUCRS. Áreas de atuação: Geriatria Clínica e Preventiva. Linha de pesquisa: Aspectos clínicos e emocionais do envelhecimento.

Doutor em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestre em Educação, PUCRS. Coordenador dos cursos de especialização em Geriatria Clínica e Preventiva, do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica e diretor do IGG-PUCRS. Áreas de atuação: Geriatria Clínica e Preventiva. Linha de pesquisa: Aspectos clínicos e emocionais do envelhecimento.

Publicado

2017-09-30

Cómo citar

Flôres, C. da C., & Terra, N. L. (2017). Conociendo el imaginario de jóvenes gays con relación a la vejez. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 237–251. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p237-251

Número

Sección

Artigos