Inclusão digital de pessoas idosas: relato de experiências de utilização de software educativo.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p63-81Palabras clave:
Idosos, Inclusão Digital, Software Educacional.Resumen
Esta investigação foi realizada no âmbito do projeto de extensão "Oficinas de informática para a Terceira Idade" da Universidade Federal de Santa Catarina. Vigente há 10 anos, este projeto já atendeu cerca de 500 idosos da comunidade que desejam integrar-se ao mundo digital, utilizando o computador e as ferramentas de comunicação e informação disponíveis na Web. Este artigo relata as atividades de oficinas de inclusão digital de pessoas idosas, utilizando softwares educacionais para facilitar a aproximação e desmitificar a interação do idoso com o computador, levando em consideração os declínios decorrentes da idade na motricidade e na cognição. Participaram 50 idosos com média de idade de 62 anos, todos alfabetizados. Os resultados mostraram que a utilização dos softwares educacionais auxiliou os idosos nesse processo de desmitificação e apropriação de conceitos relacionados ao computador e às ferramentas de informação e comunicação disponíveis na Web.