La extensión universitaria como herramienta en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la educación de enfermería

Autores/as

  • Yanka Alcântara Cavalcante Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.
  • Maria Thereza Vieira Carvalho Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.
  • Naiara Teixeira Fernandes Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.
  • Lucas Carlos Teixeira Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.
  • Santeza de Maria Nunes Moita Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.
  • Julya Vasconcelos Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.
  • Andrea Carvalho Araújo Moreira Enfermagem. Professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE. Docente e Coordenadora do Curso de Graduação de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF/Polo UVA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p463-475

Palabras clave:

Extensión universitaria, Ciudadano mayor, Salud pública.

Resumen

Este documento presenta un informe de experiencias prácticas vividas por estudiantes de enfermeira, a través de una extensión universitaria en un grupo de personas mayores que viven en una ciudad en el estado de Ceará, Brasil. El objetivo es informar cómo las experiencias prácticas ayudan en la formación de la mirada crítica de los académicos para futuras experiencias profesionales. El estudio reafirma la importancia de la extensión académica como un medio de aprendizaje que es muy importante en la formación de los estudiantes.

 

Biografía del autor/a

Yanka Alcântara Cavalcante, Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

 

Maria Thereza Vieira Carvalho, Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

 

Naiara Teixeira Fernandes, Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

 

Lucas Carlos Teixeira, Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

 

Santeza de Maria Nunes Moita, Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

 

Julya Vasconcelos, Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

Discente da Graduação de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UEVA.

 

Andrea Carvalho Araújo Moreira, Enfermagem. Professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE. Docente e Coordenadora do Curso de Graduação de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF/Polo UVA.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública, UFC. Professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE.  Docente e Coordenadora do Curso de Graduação de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF/Polo UVA.  

 

Publicado

2019-03-30

Cómo citar

Cavalcante, Y. A., Carvalho, M. T. V., Fernandes, N. T., Teixeira, L. C., Moita, S. de M. N., Vasconcelos, J., & Moreira, A. C. A. (2019). La extensión universitaria como herramienta en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la educación de enfermería. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 463–475. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p463-475

Número

Sección

Relato de Experiência