Uso de kinesioterapia y electroestimulación del nervio tibial posterior como tratamiento para la incontinencia urinaria en mujeres

Autores/as

  • Felipe Pessin Meyer Graduado em Fisioterapia, Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.
  • Anderson Garcez Graduado em Educação Física e Doutor em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.
  • Patrícia Cilene Freitas Sant´Anna Graduada em Fisioterapia e Educação Física e Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Professora do Curso de Fisioterapia da Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p361-376

Palabras clave:

Incontinencia urinaria de esfuerzo, Fisioterapia, Estimulación eléctrica transcutánea, Calidad de vida.

Resumen

Se trata de un estudio cuasiexperimental, realizado con 10 mujeres con una edad media de 52,40 ± 11,3 años, que tuvo como objetivo evaluar la efectividad del uso de kinesioterapia y electroestimulación del nervio tibial posterior, en el tratamiento de la incontinencia urinaria. Luego de 12 visitas de 30 minutos, en una clínica de la ciudad de Canela, RS, hubo una disminución significativa en la frecuencia miccional diaria total y nicturia. Además, también se observó un menor impacto de la incontinencia sobre la calidad de vida y los aspectos emocionales.

 

Biografía del autor/a

Felipe Pessin Meyer, Graduado em Fisioterapia, Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

Graduado em Fisioterapia pela Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3686-7250

 

Anderson Garcez, Graduado em Educação Física e Doutor em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

Graduado em Educação Física e Doutor em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-1111-4890

 

Patrícia Cilene Freitas Sant´Anna, Graduada em Fisioterapia e Educação Física e Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Professora do Curso de Fisioterapia da Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

Graduada em Fisioterapia e Educação Física e Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Professora do Curso de Fisioterapia da Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8278-8692

 

Publicado

2020-09-10

Cómo citar

Meyer, F. P., Garcez, A., & Sant´Anna, P. C. F. (2020). Uso de kinesioterapia y electroestimulación del nervio tibial posterior como tratamiento para la incontinencia urinaria en mujeres. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 361–376. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p361-376

Número

Sección

Artigos