Envejecimiento y Covid-19: Notas sobre noticias falsas e innovación social

Autores/as

  • Igor José Siquieri Savenhago Doutorando e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda na Universidade de Franca (Unifran).
  • Priscila Victorelli Pires Vargas Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Mestre em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase no Programa de Saúde da Família, Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Enfermagem, UFSCar.
  • Márcia Niituma Ogata Professora Titular Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e em Enfermagem (PPGEnf).
  • Wilson José Alves Pedro Professor Associado ao Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), Gestão das Organizações e Sistema Públicos (PPGGOSP) e Gerontologia (PPGERO).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p29-57

Palabras clave:

Envejecimiento, Salud, Noticias falsas, Innovación social.

Resumen

Este artículo analiza algunas interfaces entre salud y envejecimiento en el contexto de la pandemia Covid-19, examinando las dimensiones del uso de las nuevas tecnologías de la información y la comunicación (NTIC) y las herramientas digitales adecuadas por parte de personas y grupos que difunden información falsa, la llamada noticias falsas, especialmente sobre formas de prevenir y hacer frente a la enfermedad. Se trata de un estudio exploratorio de carácter social y cualitativo. Es evidente que existe una negación del conocimiento científico, que compromete el acceso a la información de calidad y la vida social, especialmente para las personas mayores. Ante esto, existe la necesidad de innovar socialmente los procesos de comunicación, la producción de conocimiento y la educación, para combatir la desinformación y asegurar la participación social de estas personas.

 

Biografía del autor/a

Igor José Siquieri Savenhago, Doutorando e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda na Universidade de Franca (Unifran).

Doutorando e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda na Universidade de Franca (Unifran).

Priscila Victorelli Pires Vargas, Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Mestre em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase no Programa de Saúde da Família, Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Enfermagem, UFSCar.

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Mestre em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase no Programa de Saúde da Família, Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Enfermagem, UFSCar.

Márcia Niituma Ogata, Professora Titular Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e em Enfermagem (PPGEnf).

Professora Titular Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e em Enfermagem (PPGEnf).

Wilson José Alves Pedro, Professor Associado ao Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), Gestão das Organizações e Sistema Públicos (PPGGOSP) e Gerontologia (PPGERO).

Professor Associado ao Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), Gestão das Organizações e Sistema Públicos (PPGGOSP) e Gerontologia (PPGERO).

 

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Savenhago, I. J. S., Vargas, P. V. P., Ogata, M. N., & Pedro, W. J. A. (2020). Envejecimiento y Covid-19: Notas sobre noticias falsas e innovación social. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 29–57. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p29-57