Envelhecimento e Covid-19: Notas sobre fake news e inovação social

Autores

  • Igor José Siquieri Savenhago Doutorando e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda na Universidade de Franca (Unifran).
  • Priscila Victorelli Pires Vargas Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Mestre em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase no Programa de Saúde da Família, Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Enfermagem, UFSCar.
  • Márcia Niituma Ogata Professora Titular Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e em Enfermagem (PPGEnf).
  • Wilson José Alves Pedro Professor Associado ao Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), Gestão das Organizações e Sistema Públicos (PPGGOSP) e Gerontologia (PPGERO).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p29-57

Palavras-chave:

Envelhecimento, Saúde, Fake news, Inovação social.

Resumo

Este artigo analisa algumas interfaces da saúde e envelhecimento no contexto da pandemia de Covid-19, perscrutando dimensões do uso de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) e de ferramentas digitais apropriadas por pessoas e grupos que disseminam informações falsas, as chamadas fake news, em especial sobre as formas de prevenção e enfrentamento da doença. Trata-se de um estudo exploratório de natureza social e qualitativa. Evidencia-se que há a negação do conhecimento científico, o que compromete o acesso à informação de qualidade e a vida social, em especial das pessoas idosas. E, diante disso, que há a necessidade de inovar socialmente os processos de comunicação, a produção de conhecimento e a educação, para combater a desinformação e garantir participação social dessas pessoas.  

 

Biografia do Autor

Igor José Siquieri Savenhago, Doutorando e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda na Universidade de Franca (Unifran).

Doutorando e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda na Universidade de Franca (Unifran).

Priscila Victorelli Pires Vargas, Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Mestre em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase no Programa de Saúde da Família, Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Enfermagem, UFSCar.

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Mestre em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase no Programa de Saúde da Família, Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Enfermagem, UFSCar.

Márcia Niituma Ogata, Professora Titular Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e em Enfermagem (PPGEnf).

Professora Titular Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e em Enfermagem (PPGEnf).

Wilson José Alves Pedro, Professor Associado ao Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), Gestão das Organizações e Sistema Públicos (PPGGOSP) e Gerontologia (PPGERO).

Professor Associado ao Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente dos Programas de Pós-graduação: Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), Gestão das Organizações e Sistema Públicos (PPGGOSP) e Gerontologia (PPGERO).

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Savenhago, I. J. S., Vargas, P. V. P., Ogata, M. N., & Pedro, W. J. A. (2020). Envelhecimento e Covid-19: Notas sobre fake news e inovação social. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 29–57. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p29-57