Elaboration of a preventive educational intervention on anxiety for the elderly: An experience report in COVID-19 times

Authors

  • Anna Cálida Ghazaleh Tajra Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Carolinne da Silva Nunes Cruz Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Daniel Leal Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • João Pedro Borges Andrade Grespan Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Lucas Torres de Brito Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Marina Pimentel Freitas Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Henrique Salmazo da Silva Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública (Departamento de Epidemiologia) da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Leciona na área básica dos cursos de Graduação em Saúde e na Psicologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p59-76

Keywords:

Coronavirus infections, Health education, Anxiety in the elderly.

Abstract

The purpose of this article was to describe, through an experience report, the development of a preventive educational intervention on anxiety for elderly people in times of COVID-19. The activities were linked to the discipline of Collective Health Practices, at the Catholic University of Brasília, and involved: opinion polling and the elaboration of health content on an Instagram profile. It was observed that the intervention was effective and enabled health promotion in old age.

 

Author Biographies

Anna Cálida Ghazaleh Tajra, Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Carolinne da Silva Nunes Cruz, Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Daniel Leal, Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

João Pedro Borges Andrade Grespan, Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Lucas Torres de Brito, Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Marina Pimentel Freitas, Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Henrique Salmazo da Silva, Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública (Departamento de Epidemiologia) da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Leciona na área básica dos cursos de Graduação em Saúde e na Psicologia.

Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública (Departamento de Epidemiologia) da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Leciona na área básica dos cursos de Graduação em Saúde e na Psicologia.

 

Published

2020-09-30

How to Cite

Tajra, A. C. G., Cruz, C. da S. N., Leal, D., Grespan, J. P. B. A., Brito, L. T. de, Freitas, M. P., & Salmazo da Silva, H. (2020). Elaboration of a preventive educational intervention on anxiety for the elderly: An experience report in COVID-19 times. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 59–76. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p59-76