Elaboración de una intervención educativa preventiva sobre ansiedad para personas mayores: relato de una experiencia en tiempos del COVID-19

Autores/as

  • Anna Cálida Ghazaleh Tajra Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Carolinne da Silva Nunes Cruz Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Daniel Leal Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • João Pedro Borges Andrade Grespan Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Lucas Torres de Brito Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Marina Pimentel Freitas Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Henrique Salmazo da Silva Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública (Departamento de Epidemiologia) da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Leciona na área básica dos cursos de Graduação em Saúde e na Psicologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p59-76

Palabras clave:

Infecciones por coronavirus, Educación para la salud, Ansiedad en los ancianos.

Resumen

El propósito de este artículo fue describir, a través de un relato de experiencia, el desarrollo de una intervención educativa preventiva sobre la ansiedad en personas mayores en tiempos de COVID-19. Las actividades estuvieron vinculadas a la disciplina de Prácticas Colectivas de Salud, en la Universidad Católica de Brasilia, e involucraron: encuestas de opinión y elaboración de contenido de salud en un perfil de Instagram. Se observó que la intervención resultó eficaz y permitió la promoción de la salud en la vejez.

 

Biografía del autor/a

Anna Cálida Ghazaleh Tajra, Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Carolinne da Silva Nunes Cruz, Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Daniel Leal, Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

João Pedro Borges Andrade Grespan, Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Lucas Torres de Brito, Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Marina Pimentel Freitas, Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acadêmico do curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Henrique Salmazo da Silva, Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública (Departamento de Epidemiologia) da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Leciona na área básica dos cursos de Graduação em Saúde e na Psicologia.

Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública (Departamento de Epidemiologia) da USP e Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Leciona na área básica dos cursos de Graduação em Saúde e na Psicologia.

 

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Tajra, A. C. G., Cruz, C. da S. N., Leal, D., Grespan, J. P. B. A., Brito, L. T. de, Freitas, M. P., & Salmazo da Silva, H. (2020). Elaboración de una intervención educativa preventiva sobre ansiedad para personas mayores: relato de una experiencia en tiempos del COVID-19. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 59–76. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p59-76