La cocina y las personas mayores: diseño universal del medio ambiente y productos

Autores/as

  • Camila Feldberg Porto Design, com foco em Design de Produto. Atua na docência em nível de graduação nas disciplinas Metodologia Científica e Prática Projetual de Mobiliário e docência de inglês. Instrutora de inglês na escola profissionalizante SOS Educação Profissional e Secretária Voluntária no Grupo de Trabalho dos Idosos da Regional Oeste de Belo Horizonte. http://orcid.org/0000-0002-7565-9091
  • Edson José Carpintero Rezende Ciências da Saúde. Docente efetivo de Metodologia Científica e Pesquisador nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. http://orcid.org/0000-0003-0692-0708

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p287-307

Palabras clave:

Ancianos, Diseño universal, Cocina, Utensilios.

Resumen

Realizamos una revisión de la literatura para mostrar la importancia del diseño universal en el diseño del entorno de la cocina y algunos utensilios de cocina, centrándose en el usuario de edad avanzada. Como tal, discutimos sobre la importancia del entorno construido para los ancianos y particularmente de la cocina. También proporcionamos ejemplos de soluciones universales de diseño para la cocina y algunos de sus utensilios. Al final, discutimos la relevancia de este estudio para una sociedad que envejece.

Biografía del autor/a

Camila Feldberg Porto, Design, com foco em Design de Produto. Atua na docência em nível de graduação nas disciplinas Metodologia Científica e Prática Projetual de Mobiliário e docência de inglês. Instrutora de inglês na escola profissionalizante SOS Educação Profissional e Secretária Voluntária no Grupo de Trabalho dos Idosos da Regional Oeste de Belo Horizonte.

Mestre em Design, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. Graduada em Design de Produto, UEMG. Experiência na aplicação da técnica de Grupos Focais com pessoas idosas. Atua na docência em nível de graduação nas disciplinas Metodologia Científica e Prática Projetual de Mobiliário e docência de inglês. Instrutora de inglês na escola profissionalizante SOS Educação Profissional e Secretária Voluntária no Grupo de Trabalho dos Idosos da Regional Oeste de Belo Horizonte.

 

 

Edson José Carpintero Rezende, Ciências da Saúde. Docente efetivo de Metodologia Científica e Pesquisador nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Doutorado em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina da UFMG. Mestrado em Saúde Coletiva, UEFS. Graduação em Odontologia, UFMG. Pós-Graduação Lato sensu em Odontologia Legal, Associação Brasileira de Odontologia; e em Microbiologia, PUC-MG. Licenciatura em Ciências, PUC-MG. Docente efetivo de Metodologia Científica e Pesquisador nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa “Design em interface com a Saúde” e Professor-Pesquisador do “Grupo Extensionista e de Pesquisa em Design Social”, ambos cadastrados no CNPq.

 

Descargas

Publicado

2017-09-30

Cómo citar

Porto, C. F., & Rezende, E. J. C. (2017). La cocina y las personas mayores: diseño universal del medio ambiente y productos. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 287–307. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p287-307

Número

Sección

Artigos