Treinamento comportamental cognitivo: Para uma ação gerontológica positiva

Auteurs-es

  • Judith Jaskilevich Psicóloga. Docente, Investigadora, Faculdade de Psicología, Universidad de Buenos Aires (UBA)
  • Mónica Lopes Psicóloga. Docente, Investigadora, Faculdade de Psicología, Universidad de Buenos Aires (UBA)
  • Marcela Julia Pepa Psicóloga. Docente, Investigadora, Faculdade de Psicología, Universidad de Buenos Aires (UBA)

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p155-167

Mots-clés :

Formação comportamental cognitiva, Workshops, Pessoas idosas

Résumé

O processo de envelhecimento é acompanhado por mudanças sutis em certas funções cognitivas. Um dos temas que mais preocupa as pessoas com mais de 60 anos está em perder a memória. Do ponto de vista da Psicologia Positiva, vamos nos concentrar sobre os efeitos positivos, destacando pontos fortes, e recursos cognitivos que podem ser reforçados no decurso do programa de treinamento do idoso. Com base nos resultados da investigação que estamos desenvolvendo no marco das oficinas da UPAMI, na Faculdade de Psicologia, da Universidade de Buenos Aires (UBA), de formação comportamental cognitiva que se concentram em melhorar o funcionamento cognitivo dos mais velhos, através de um programa de exercícios organizados, visa-se a estratégias de aprendizagem para a eficiência cognitiva, trabalhando para melhorar o desempenho na vida cotidiana do idoso. A maioria dos participantes das oficinas relatam ter-lhes melhorado áreas como: atenção, memória de longo prazo, de função e de aprendizagem estratégias executivas; redução de seus medos contra o esquecimento e expansão das redes sociais. A formação comportamental cognitiva demonstra ter um impacto positivo nas três dimensões do capital psíquico: em habilidades cognitivas para adquirir e usar formas de conhecimento (criatividade, curiosidade e motivação para aprender), na capacidade de estabelecer relações pessoais (inteligência emocional) e na capacidade emocional para desenvolver projetos de superar obstáculos (auto-estima).

Comment citer

Jaskilevich, J., Lopes, M., & Pepa, M. J. (2016). Treinamento comportamental cognitivo: Para uma ação gerontológica positiva. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial21), 155–167. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p155-167