Humor contra o fim do mundo:
o tempo para pensar o ser e suas experiências
Palabras clave:
fim do mundo, experiências humanas, humor, sobrevivência, tempoResumen
Resumo: O presente artigo busca demonstrar como alguns sintomas culturais apontam para uma espécie de esperança revelada no “fim do mundo”. Por meio do humor como expressão da prevalência e indestrutibilidade do ego, faz-se uma relação com as pequenas sobrevivências das experiências humanas em meio ao caos e ao discurso fragmentado de nossa sociedade contemporânea, apressada, volátil, hiperconectada. A relação estabelece-se a partir da música It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine), da banda R.E.M., que viu uma subida considerável nos serviços de streaming no início de 2020, momento em que se estabelecia a pandemia mundial de covid-19.
Para trazer tais paralelos, dialoga-se com autores como Freud, Didi-Huberman, Marcondes Filho e Heidegger, pontuando o paradoxo de se falar no fim do mundo a partir do humor e da necessidade de tempo, o que pode ser visto como forma de sobrevivência das pequenas experiências, uma voz de resistência, rindo-se do mundo e de seus perigos enfrentados pela nossa fragilidade humana.
Palavras-chave: fim do mundo; experiências humanas; humor; sobrevivência; tempo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).