Um movimento social visto por dentro: a proposta contra-hegemônica do Movimento “Direitos Urbanos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5010

Palavras-chave:

novos movimentos sociais, contra- -hegemonia, discurso, “direitos urbanos”, análise foucaultiana

Resumo

Este estudo objetiva analisar o discurso do movimento social “Direitos Urbanos” (DU) e compreender como esse movimento se articula para desafiar discursos hegemônicos do urbanismo moderno e promover discursos alternativos ao modelo neoliberal. Para tal, utilizamos o aporte teórico da teoria dos Novos Movimentos Sociais (NMS). A arqueologia foucaultiana, com o objetivo de identificar as estratégias de construção do discurso do DU a partir dos sujeitos que o constituem, foi utilizada. As análises indicaram o DU como um centro contra-hegemônico, resistente e combativo ao modelo de gestão urbana desenvolvido na cidade do Recife, afirmando um projeto alternativo de cidade. O DU possui hierarquia fluida, estratégias dinâmicas e contingenciais, atua em rede e aglomera-se para demandas específicas.

Biografia do Autor

Jouberte Maria Leandro Santos, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Professora do Instituto Federal de Pernambuco. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD-UFPE) e Universidad Carlos III de Madrid (modalidade sanduíche).

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco

Tem formação na área de Administração de Empresas e Filosofia, tendo alcançado o título de Doutor pela City, University of London, Reino Unido (1997). É Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa atuando principalmente com os seguintes temas: Estudos Urbanos; Mobilidades; Tecnologias; Política e Práticas Discursivas; Pós-Estruturalismo.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Santos, J. M. L., & de Mello, S. C. B. (2020). Um movimento social visto por dentro: a proposta contra-hegemônica do Movimento “Direitos Urbanos”. Cadernos Metrópole, 23(50), 253–279. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5010