Da democracia participativa à desdemocratização na cidade: a experiência do Orçamento Participativo em Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5016

Palavras-chave:

democracia, cidade, Porto Alegre, democracia participativa, desdemocratização

Resumo

Neste artigo se analisa o efeito da democracia na produção da cidade, tendo como caso a particular experiência de Porto Alegre pós-Constituição de 1988. Analisa-se a relação Estado-sociedade civil através das instituições participativas estabelecidas. A análise foca na experiência do Orçamento Participativo (OP), e tem-se, como método, a análise de discurso de documentos oficiais, legislação, atas; e a etnografia política, a partir da observação em rodada de assembleias do OP e do Conselho do OP. Estabelece-se um quadro da experiência democrática, a saber: 1) democracia-participativa (1989-2004); 2) liberal-governança (2005-2016); e 3) ultraliberal-mercado (2016-). Distintas formas de democracia que incidem nas dinâmicas de produção da cidade.

Biografia do Autor

Lucimar Fátima Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Geógrafa, doutoranda em Planeamento Urbano e Regional - PROPUR/UFRGS. 

Eber Pires Marzulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) UFRJ, com estágio de doutoramento no IRIS (Institute de recherche interdisciplinaire en socioeconomie)/CNRS, Paris IX - Dauphine (2004). É professor Associado 2 do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) - UFRGS. Também faz parte do corpo docente do Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural - PLAGEDER e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) na Faculdade de Ciências Econômicas - UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa Identidade e Território/CNPq (www.ufrgs.br/gpit) com pesquisa em duas grandes linhas: identidade e território; e imagem e território. É membro do GT Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV)/UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Siqueira, L. F., & Marzulo, E. P. (2020). Da democracia participativa à desdemocratização na cidade: a experiência do Orçamento Participativo em Porto Alegre. Cadernos Metrópole, 23(50), 399–421. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5016