Ação direta, luta institucional, construção democrática: aprendendo com os movimentos de sem-teto

Autores

  • Clara Bois University of California, Los Angeles. Luskin School of Public Affairs, Department of Urban Planning. Los Angeles, California, United States. https://orcid.org/0000-0001-8017-2934
  • Lígia Milagres Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura e Urbanismo, Grupo Morar de Outras Maneiras. Belo Horizonte, MG/Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8892-3947

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5111

Palavras-chave:

participação, cidadania, insurgência, movimentos sociais urbanos, habitação social

Resumo

Qual o papel da participação social junto ao Estado na produção das cidades no Brasil contemporâneo? Neste artigo, discutimos as práticas de movimentos sociais urbanos que utilizam a luta institucional como forma de combater a (re)produção da desigualdade urbana. Especificamente, estudamos o caso dos movimentos de sem-teto do Centro de São Paulo e sua relação com o Estado na luta pelo direito à moradia. A prática desses movimentos mostra que a atuação crítica junto ao Estado, ainda que possua limites, é crucial para fazer a agenda de moradia social no Centro avançar. A partir desse caso, identificamos alguns caminhos para a consolidação de pautas de justiça socioespacial por meio da política institucional que podem ser adotados por outras organizações populares.

Biografia do Autor

Clara Bois, University of California, Los Angeles. Luskin School of Public Affairs, Department of Urban Planning. Los Angeles, California, United States.

Clara Bois é arquiteta e urbanista, e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade da California, Los Angeles (UCLA).

Lígia Milagres, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura e Urbanismo, Grupo Morar de Outras Maneiras. Belo Horizonte, MG/Brasil.

Lígia Milagres é graduada, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2021-05-20

Edição

Seção

Artigos Complementares