Adensamento e verticalização nos municípios centrais da Região Metropolitana da Baixada Santista
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5404Palavras-chave:
Verticalização, Adensamento, Morfologia Urbana, Transformações Urbanas, RMBS, Região Metropolitana da Baixada SantistaResumo
Este artigo discute o processo de verticalização e adensamento dos municípios centrais da Região Metropolitana da Baixada Santista – RMBS do estado de São Paulo e seus reflexos na estruturação socioespacial e no meio ambiente no período entre 1980 e 2010. São também apresentadas e analisadas projeções para o período de 2010-2020, a partir de dados de órgãos oficiais e do mercado imobiliário. O resultado revela que esse processo alterou a paisagem natural e atualmente reforça a segregação socioespacial com dispersão da ocupação para áreas vulneráveis ambientalmente, gerando problemas de mobilidade urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lenimar Gonçalves Rios, Mônica Antonia Viana, Alexandre Lukas Morrone
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.
O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser transferido no passo 4 da submissão (Transferência de Documentos Suplementares). Em caso de dúvida consulte o Manual de Submissão pelo Autor.
O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).