Adensamento e verticalização nos municípios centrais da Região Metropolitana da Baixada Santista
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5404Palabras clave:
Verticalização, Adensamento, Morfologia Urbana, Transformações Urbanas, RMBS, Região Metropolitana da Baixada SantistaResumen
Este artigo discute o processo de verticalização e adensamento dos municípios centrais da Região Metropolitana da Baixada Santista – RMBS do estado de São Paulo e seus reflexos na estruturação socioespacial e no meio ambiente no período entre 1980 e 2010. São também apresentadas e analisadas projeções para o período de 2010-2020, a partir de dados de órgãos oficiais e do mercado imobiliário. O resultado revela que esse processo alterou a paisagem natural e atualmente reforça a segregação socioespacial com dispersão da ocupação para áreas vulneráveis ambientalmente, gerando problemas de mobilidade urbana.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Lenimar Gonçalves Rios, Mônica Antonia Viana, Alexandre Lukas Morrone
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La revista no puede pagar derechos de autor o distribuir reimpresiones.
El Instrumento Privado de Autorización y Asignación de Derechos de Autor, fechado y firmado por el (los) autor (es), debe transferirse en el paso 4 de la presentación (Transferencia de documentos complementarios). En caso de duda, consulte el Manual de envío del autor.
El contenido del texto es de responsabilidad del autor (es).