A oferta residencial na retração imobiliária da metrópole paulistana nos anos 2000

Autores

  • Carolina Maria Pozzi de Castro
  • Letícia Moreira Sígolo

Palavras-chave:

Região Metropolitana de São Paulo, retração, oferta residencial, mercado imobiliário

Resumo

A análise identifica mudanças e continuidades no comportamento da oferta residencial na retração imobiliária da Região Metropolitana de São Paulo nos anos 2000. Estrutura-se uma periodização, considerando movimentos macroeconômicos e seus impactos no setor imobiliário. Observam-se dinâmicas baseadas em subtipos de mercado e vetores de expansão da oferta, refletindo especificidades e rugosidades no território metropolitano, além das características dos lançamentos e sua precificação balizada nos financiamentos disponíveis e estratégias de maximização de ganhos dos incorporadores. Verifica-se um reposicionamento do setor em que o mercado da Capital assume centralidade nas estratégias que regionalmente contrarrestam a crise com oferta importante de produtos econômicos e alterações nos padrões, apoiada no Programa Minha Casa Minha Vida, mediante crescente participação de grandes empresas.

Biografia do Autor

Carolina Maria Pozzi de Castro

Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. São Carlos, SP/Brasil.

Letícia Moreira Sígolo

Universidade São Judas Tadeu, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, SP/Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Castro, C. M. P. de ., & Sígolo, L. M. . (2021). A oferta residencial na retração imobiliária da metrópole paulistana nos anos 2000. Cadernos Metrópole, 24(53), 225–255. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/56539