A oferta residencial na retração imobiliária da metrópole paulistana nos anos 2000

Autores/as

  • Carolina Maria Pozzi de Castro
  • Letícia Moreira Sígolo

Palabras clave:

Região Metropolitana de São Paulo, retração, oferta residencial, mercado imobiliário

Resumen

A análise identifica mudanças e continuidades no comportamento da oferta residencial na retração imobiliária da Região Metropolitana de São Paulo nos anos 2000. Estrutura-se uma periodização, considerando movimentos macroeconômicos e seus impactos no setor imobiliário. Observam-se dinâmicas baseadas em subtipos de mercado e vetores de expansão da oferta, refletindo especificidades e rugosidades no território metropolitano, além das características dos lançamentos e sua precificação balizada nos financiamentos disponíveis e estratégias de maximização de ganhos dos incorporadores. Verifica-se um reposicionamento do setor em que o mercado da Capital assume centralidade nas estratégias que regionalmente contrarrestam a crise com oferta importante de produtos econômicos e alterações nos padrões, apoiada no Programa Minha Casa Minha Vida, mediante crescente participação de grandes empresas.

Biografía del autor/a

Carolina Maria Pozzi de Castro

Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. São Carlos, SP/Brasil.

Letícia Moreira Sígolo

Universidade São Judas Tadeu, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, SP/Brasil.

Publicado

2021-11-26

Cómo citar

Castro, C. M. P. de ., & Sígolo, L. M. . (2021). A oferta residencial na retração imobiliária da metrópole paulistana nos anos 2000. Cadernos Metrópole, 24(53), 225–255. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/56539