Mobilidade sustentável e tecnologias digitais: uma agenda baseada nos comuns urbanos

Autores

  • Anísio Brasileiro Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Recife, PE/Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1566-7241
  • Maurício Oliveira de Andrade Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Recife, PE/Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7377-7668
  • Debora Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Recife, PE/Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0476-8941

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2023-5706

Palavras-chave:

Covid-19, mobilidade sustentável, comuns, tecnologias digitais

Resumo

Desde 2020, o mundo vive uma crise sanitária atingindo com maior gravidade segmentos da população mais vulneráveis em termos socioeconômicos. Nesse contexto, este artigo defende a necessidade de um novo modelo civilizacional alternativo ao neoliberalismo atual, baseado no conceito dos comuns. Coloca-se a hipótese que conceitua as tecnologias digitais, a cidade e seus serviços públicos, a mobilidade em especial, enquanto instituições dos comuns, podendo contribuir para a construção de outro modelo civilizacional relativo a cidades sustentáveis, resilientes e inclusivas. Abordagens diversas sobre comuns urbanos apontam evidências que comprovam essa hipótese. Conclui-se com diretrizes para uma agenda baseada nos comuns urbanos que forneçam, às lideranças políticas, elementos para construir um novo modelo de gestão participativa da mobilidade nas cidades.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Brasileiro, A., Andrade, M. O. de, & Vasconcelos, D. (2023). Mobilidade sustentável e tecnologias digitais: uma agenda baseada nos comuns urbanos. Cadernos Metrópole, 25(57), 491–513. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2023-5706