Precarização do trabalho docente: plataformas de ensino no contexto da fábrica difusa
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-5910Palavras-chave:
Educação, Precarização, Plataformas Digitais, Fábrica Difusa, AlgoritmosResumo
Este artigo discute questões relativas às diversas iniciativas de plataformização do trabalho docente no contexto atual. O trabalho consiste num esforço empírico de localização e cotejamento de plataformas digitais de ensino, propondo, também, uma análise crítica sustentada por corpo bibliográfico e analítico pertinente. O principal objetivo é indicar, por meio de uma análise sistematizada, como podem se operar, via plataformas digitais de ensino, o sequestro e a precarização do trabalho docente, dissimulado por uma semântica neoliberal que busca conferir edulcoradas associações de sentido idiomático (autonomia, empreendedorismo, etc.) a um processo em que aqueles que trabalham para ou sob o controle das plataformas digitais acabam sendo prejudicados.
Referências
ABÍLIO, L. (2017). Uberização do trabalho: subsunção real da viração. Campinas, Passa Palavra. Disponível em: https://passapalavra.info/2017/02/110685/ Acesso em: 1º jun 2023.
» https://passapalavra.info/2017/02/110685/
ABÍLIO, L. (2019). Uberização do trabalho: uberização: do empreendedorismo para o autogerenciamento subordinado. Revista Psicoperspectivas: Individuo y sociedad, v. 18, n. 3, pp. 1-11.
AGAMBEN, G. (2019). O que é um dispositivo? Chapecó, Argos.
ALLIEZ, E.; FEHER, M. (1888). “Os estilhaços do capital”. In: ALLIEZ, E.; FEHER, M. (eds.). Contratempo . Rio de Janeiro, Forense.
AMORIM, H.; MOREIRA CARDOSO, A. C.; BRIDI, M. A. (2022). Capitalismo industrial de plataforma: externalizações, sínteses e resistências. Caderno CRH. Salvador, v. 35, pp. 1-15. DOI: https://doi.org/10.9771/ccrh.v35i0.49956
» https://doi.org/10.9771/ccrh.v35i0.49956
ANDRÉ, R. G.; DA SILVA, R. O.; NASCIMENTO, R. P. (2019). “Precário não é, mas eu acho que é escravo”: análise do trabalho dos motoristas da Uber sob o enfoque da precarização. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 1, pp. 7-34.
BENJAMIN, W. (2010). Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política . São Paulo, Brasiliense.
BIRH, A. (1998). Da grande noite à alternativa . São Paulo, Boitempo.
BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, E. (2009). O novo espírito do capitalismo . São Paulo, WMF.
BRIDI, M. A.; LIMA, J. C. (orgs.) (2018). Flexíveis, virtuais e precários? Os trabalhadores em tecnologias de informação . Curitiba, Editora UFPR.
BRUNO, M. (2009). O novo homo economicus (do assujeitamento à servidão efetiva). Omarrare, n. 10, pp. 33-38.
CANT, C. (2021). Delivery Fight! São Paulo, Veneta.
DECCA, E. S. DE. (2004). O nascimento das fábricas . São Paulo, Brasiliense.
FRANCO, T.; DRUCK, G.; SELIGMANN-SILVA, E. (2010). As novas relações de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtornos mentais no trabalho precarizado. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 35, n. 122, pp. 229-248.
GUIMARÃES, L. M. da S. (2021). O ensino remoto emergencial e o mal-estar docente: uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de Sociologia no Estado do Paraná diante da pandemia de covid-19. Dissertação de mestrado. Curitiba, Universidade Federal do Paraná.
HOTMART (2023). Hotmart – About us. Disponível em: < https://www.hotmart.co/?_gl=1 >. Acesso em: 15 fev 2023.
» https://www.hotmart.co/?_gl=1
IBGE (2019). Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 – Acidentes, violência, doenças transmissíveis, atividade sexual, características do trabalho e apoio social. Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/35687-em-2021-pobreza-tem-aumento-recorde-e-atinge-62-5-milhoes-de-pessoas-maior-nivel-desde-2012 >. Acesso em: 31 maio 2023.
IBGE (2022a). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua . Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Trimestral/Comentarios_Sinteticos/2022_3_trimestre/pnadc_202203_trimestre_comentarios_sinteticos_Brasil_Grandes_Regioes_e_Unidades_da_Federacao.pdf Acesso em: 9 fev 2023.
IBGE (2022b). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua . Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/35687-em-2021-pobreza-tem-aumento-recorde-e-atinge-62-5-milhoes-de-pessoas-maior-nivel-desde-2012 >. Acesso em: 31 maio 2023.
LATOUR, B. (1994). Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica . Rio de Janeiro, Editora 34.
LAZZARATO, M.; NEGRI, A. (2001). Trabajo inmaterial: formas de vida y producción de subjetividade . Rio de Janeiro, DPA Editora.
LEARY, J. P. (2018). Keywords: the new language of capitalism. Chicago, Haymarket Books.
LUC BOLTANSKI, E. C. (2009). O novo espírito do capitalismo . São Paulo, Martins Fontes.
MARX, K. (2011). O capital . São Paulo, Boitempo.
NEGRI, A. (2006). Adeus, Sr. Socialismo. Que futuro para a esquerda? Porto, Ambar.
NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. (2020). Os professores depois da Pandemia. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/?format=pdf⟨=pt Acesso em: 10 fev 2022.
» https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/?format=pdf⟨=pt
O’NEIL, C. (2017). Weapons of math destruction: how big data increases inequality and threatens democracy. Nova York, Crown Publishing Group.
PENNA, F.; AQUINO, R. (2023) A violência da extrema direita contra professores. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-violencia-da-extrema-direita-contra-professores/ Acesso em: 1º jun 2023.
» https://diplomatique.org.br/a-violencia-da-extrema-direita-contra-professores/
PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A. (2020). Saúde Mental de Docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura. Boa Vista, v. 3, n. 9, pp. 26-32. DOI: 10.5281/zenodo.3986851. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/74 Acesso em: 22 ago 2023.
» https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/74
PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. (2022). Trabalho docente na educação básica no Brasil sob indústria 4.0. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 25, n. 1, pp. 156-165. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82504
» https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82504
PROFES (2023). Tarefas Profes. Disponível em: < https://profes.com.br/tarefas/ >. Acesso em: 15 fev 2023.
» https://profes.com.br/tarefas/
SANTOS, R. O. (2022). Redes sociais digitais na educação brasileira: seus perigos e suas possibilidades. São Paulo, Artesanato Educacional.
SLEE, T. (2017). Uberização. São Paulo, Elefante.
SRNICEK, N. (2017). Platform capitalism . Cambridge, Polity Press.
STADLER, P. C.; SANTOS, R. O. (2020). Boas práticas para a produção de vídeos educativos na linguagem de youtubers. Imagens da educação, v. 10, n. 1, pp. 86-101.
STANDING, G. (2013). O precariado: a nova classe perigosa . Belo Horizonte, Autêntica.
TURIN, R. (2019). Tempos precários . Rio de Janeiro, Zazie edições.
TURING, A. (1936). On computable numbers, with an application to the entscheidungsproblem. On computable Numbers, n. 12, pp. 230-265.
UBER, INC. (2023). Venha trabalhar na Uber. Disponível em: < https://www.uber.com/br/pt-br/business/sign-up >. Acesso em: 15 fev 2023.
» https://www.uber.com/br/pt-br/business/sign-up
UDEMY (2023a). Udemy. Disponível em: < https://about.udemy.com/pt-br/ >. Acesso em: 15 fev 2023.
» https://about.udemy.com/pt-br/
UDEMY (2023b). Checklist de qualidade do curso Udemy. Disponível em: < https://support.udemy.com/hc/pt/articles/229604988-Checklist-de-Qualidade-do-Curso-Udemy >. Acesso em: 23 fev. 2023.
» https://support.udemy.com/hc/pt/articles/229604988-Checklist-de-Qualidade-do-Curso-Udemy
UDEMY (2023c). Curso sala de aula invertida. Disponível em: < https://www.udemy.com/course/salainvertida/ >. Acesso em: 23 fev 2023.
» https://www.udemy.com/course/salainvertida/
UDEMY (2023d). Parcela de receita de instrutor. Disponível em: < https://support.udemy.com/hc/pt/articles/229605008-Parcela-de-Receita-de-Instrutor#:~:text=Vendas%20que%20n%C3%A3o%20ocorrem%20por,link%20de%20indica%C3%A7%C3%A3o%20de%20curso >. Acesso em: 23 fev 2023.
VIGOTSKI, L. (1998). A formação social da mente . São Paulo, Martins Fontes.
WILLIAMS, R. (1999). Cultura e materialismo . São Paulo, Editora Unesp.
WILLIAMS, R. (2016). Televisão: tecnologia e forma cultural . São Paulo, Boitempo.
ZUBOFF, S. (2019). The age of surveillance capitalism . EUA, Profile Books.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Luiz Moscaleski Cavazzani, Rodrigo Otávio dos Santos, Luis Fernando Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.
O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser transferido no passo 4 da submissão (Transferência de Documentos Suplementares). Em caso de dúvida consulte o Manual de Submissão pelo Autor.
O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).