Precarização do trabalho docente: plataformas de ensino no contexto da fábrica difusa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-5910

Palabras clave:

Educação, Precarização, Plataformas Digitais, Fábrica Difusa, Algoritmos

Resumen

Este artigo discute questões relativas às diversas iniciativas de plataformização do trabalho docente no contexto atual. O trabalho consiste num esforço empírico de localização e cotejamento de plataformas digitais de ensino, propondo, também, uma análise crítica sustentada por corpo bibliográfico e analítico pertinente. O principal objetivo é indicar, por meio de uma análise sistematizada, como podem se operar, via plataformas digitais de ensino, o sequestro e a precarização do trabalho docente, dissimulado por uma semântica neoliberal que busca conferir edulcoradas associações de sentido idiomático (autonomia, empreendedorismo, etc.) a um processo em que aqueles que trabalham para ou sob o controle das plataformas digitais acabam sendo prejudicados.

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Publicado

2023-12-11

Cómo citar

Cavazzani, A. L. M., Santos, R. O. dos, & Lopes, L. F. (2023). Precarização do trabalho docente: plataformas de ensino no contexto da fábrica difusa. Cadernos Metrópole, 26(59), 209–228. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-5910