Bike-sharing e desigualdades: os casos de São Paulo e do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6013

Palavras-chave:

desiguadade urbana, mobilidade urbana, mobilidade ativa, bicicleta

Resumo

Este trabalho buscou compreender as desigualdades de raça, gênero, renda e moradia dos usuários dos sistemas de compartilhamento de bicicleta nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Uma pesquisa amostral presencial (survey) foi feita e os dados obtidos foram comparados com os dados das cidades em relação aos marcadores sociais mencionados. Os resultados mostram que os sistemas são mais acessíveis para alguns grupos, como mulheres e pessoas negras, e menos acessíveis para outros, como pessoas de baixa renda, e, apesar de estarem localizados nos centros urbanos, conseguem manter a inclusão de grupos que não moram nessa região. A partir dos resultados, foi feita uma discussão sobre a inserção desses sistemas nas cidades brasileiras.

Biografia do Autor

Victor Callil, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras. São Paulo, SP/Brasil.

Daniela Costanzo, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. São Paulo, SP/Brasil.

Juliana Shiraishi, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. São Paulo, SP/Brasil.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Callil, V., Costanzo, D., & Shiraishi, J. (2024). Bike-sharing e desigualdades: os casos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Cadernos Metrópole, 26(60), 685–706. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6013