Transporte orientado ao desenvolvimento urbano
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6005Palavras-chave:
Desenho de Redes de Transporte Coletivo, Mobilidade Urbana, Acessibilidade, Aglomeração, EquidadeResumo
As redes de transporte desempenham um importante papel no desenvolvimento das cidades e no acesso a oportunidades. O planejamento de transportes, contudo, ainda não reconhece seu papel na promoção de desigualdades. Este trabalho busca discutir os conceitos de centralização e acessibilidade e apresentar um paradigma de desenho de redes de transporte coletivo, baseado na compreensão de que sua demanda contém um componente endógeno: ao promover acessibilidade, os sistemas de transporte coletivo incentivam parte da demanda que buscam atender, levando a um ciclo de causação circular. Propõe-se, então, que o planejamento das redes de transporte coletivo deva estar fortemente associado à disciplina de planejamento urbano, considerando não só a demanda existente, mas o desenho de cidade que se deseja construir.
Referências
ALIDADI, M.; DADASHPOOR, H. (2017) Beyond monocentricity: examining the spatial distribution of employment in Tehran metropolitan region, Iran, International Journal of Urban Sciences, v. 22, n. 1, pp. 38-58 doi: 10.1080/12265934.2017.1329024
BANISTER, D (2011) The trilogy of distance, speed and time, Journal of Transport Geography, v. 19, pp. 950-959. doi: 10.1016/j.jtrangeo.2010.12.004
BARBOZA, M; CARNEIRO, M; FALAVIGNA, C; LUZ, G; ORRICO, R. (2021) Balancing time: Using a new accessibility measure in Rio de Janeiro. Journal of Transport Geography, v. 90, 102924. doi: 10.1016/j.jtrangeo.2020.102924
BASSO, F; FREZ, J; MARTÍNEZ, L; PEZOA, R; VARAS, M. (2020) Accessibility to opportunities based on public transport gps-monitored data: The case of Santiago, Chile, Travel Behaviour and Society, v. 21, pp. 140-153. doi: 10.1016/j.tbs.2020.06.004
BEN-AKIVA, M.; LERMAN, S. (1979) Disaggregate Travel and Mobility-Choice Models and Measures of Accessibility, In: HENSHER, D.; STOPHER, P. (org.) Behavioural Travel Modelling, Londres, Routledge
BERTOLINI, L.; CURTIS, C. ; RENNE, J. (2012) Station area projects in Europe and beyond: towards transit oriented development?, Built Environment, v. 38, n. 1, pp 31-50. doi: 10.2148/benv.38.1.31
BREZZI, M.; VENERI, P. (2015) Assessing Polycentric Urban Systems in the OECD: Country, Regional and Metropolitan Perspectives, European Planning Studies, v. 23, n. 6, pp. 1128-1145. doi: 10.1080/09654313.2014.905005
BROWN, J; THOMPSON, G. (2012) Should Transit Serve the CBD or a Diverse Array of Destinations? A Case Study Comparison of Two Transit Systems, Journal of Public Transportation, v. 15, n. 1, pp. 1-18. doi: 10.5038/2375-0901.15.1.1
BURGER, M.; MEIJERS, E. (2012) Form follows function? Linking morphological and functional polycentricity, Urban Studies, v. 49, n. 5, pp. 1127-1149. doi: 10.1177/0042098011407095
BURNS, L. (1979) Transportation: Temporal and spatial Components of Accessibility, , Washington DC, Lexington Books
CALTHORPE, P. (1993) The Next American Metropolis: Ecology, Community, and the American Dream, Nova York, Princeton Architectural Press
CASCETTA, E. (2009) Transportation Systems Analysis: Models and Applications. Springer optimization and its Applications, New York, Springer. doi: 10.1007-978-0-387-75857-2
CASTELLS, M. (1975) A questão urbana, São Paulo, Paz e Terra.
CLADERA, J.; DUARTE, C.;. MOIX, M. (2009) Urban structure and polycentrism: Towards a redefinition of the sub-center concept. Urban Studies, v. 46 n. 13, pp. 241-2868. doi: 10.1177/0042098009346329
CORRÊA, R. (1989) O espaço urbano, São Paulo, Editora Ática.
CREDIT, K. (2019) Accessibility and agglomeration: A theoretical framework for understanding the connection between transportation modes, agglomeration benefits, and types of businesses, Geography Compass, v. 13, n. 4. doi: 10.1111/gec3.12425
DALVI, M.; MARTIN, K. (1976) The measurement of accessibility: some preliminary results, Transportation, v. 5, pp. 17-42. doi: 10.1007/BF00165245
FERNANDEZ-MALDONADO, A.; ROMEIN, A.; VERKOREN, O.; PESSOA, R (2014) Polycentric Structures in Latin American Metropolitan Areas: Identifying Employment Sub-Centres, Regional Studies, v. 48, n. 12, pp. 1954-1971. doi: 10.1080/00343404.2013.786827
GEAQUINTO, P.; PAIVA NETO, J.; ORRICO FILHO, R. (2018) Identification of polycentric structures in Rio de Janeiro with flow data from the metro system, Revista Produção e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, pp. 42-61. doi: 10.32358/rpd.2018.v4.296
GEURS, K; VAN WEE, B. (2004) Accessibility evaluation of land-use and transport strategies: Review and research directions. Journal of Transport Geography, v. 12, n. 2, pp. 127-140. doi: 10.1016/j.jtrangeo.2003.10.005
GIANNOTTI, M; BARROS, J; TOMASIELLO, D; SMITH, D; PIZZOL, B; SANTOS, B; ZHONG, C; SHEN, Y; MARQUES, E; BATTY, M. (2021) Inequalities in transit accessibility: Contributions from a comparative study between Global South and North metropolitan regions. Cities, v. 109, 103016. doi: 10.1016/j.cities.2020.103016
GUIMARÃES, T; LUCAS, K. (2019) O papel da equidade no planejamento coletivo urbano no Brasil, Transportes, v. 27, n. 4, pp. 76-92. doi: 10.14295/transportes.v27i4.1709
HANDY, S.; CAO, X.; MOKHTARIAN, P (2005) Correlation or causality between the built environment and travel behavior? Evidence from Northern California, Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 10, n. 6, pp. 427-444. doi? 10.101/j.trd.2005.05.002
HANSEN, W (1959) How Accessibility Shapes Land Use, Journal of the American Institute of Planners, v. 25, n. 2, pp. 73-76. doi: 10.1080/01944365908978307
HARVEY, D. (2014) Seventeen Contradictions and the End of Capitalism, Oxford, Oxford University Press.
HICKMAN, R; HALL, P. (2008) Moving the City East: Explorations into contextual public transport-oriented development, Planning, Practice & Research, v. 23, n. 3, pp. 323-339. doi: 10.1080/02697450802423583
IBRAEVA, A; CORREIA, G; SILVA, C; ANTUNES, A. (2020) Transit-oriented development: a review of research achievements and challenges. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 132, pp. 110-130. doi: 10.1016/j.tra.2019.10.018
IRWIN, M.; HUGHES, H. (1992) Centrality and the Structure of Urban Interaction: Measures, Concepts, and Applications, Social Forces, v. 71, n. 1, pp. 17-51.
KASRAIAN, D.; MAAT, K.; STEAD, D. VAN WEE, B (2016) Long-term impacts of transport infrastructure networks on land-use change: an international review of empirical studies, Transport Reviews, v. 36, n. 6, pp. 772-792. doi: 10.1080/01441647.2016.1168887
LE NÉCHET, F; MELO, P; GRAHAM, D. (2012) Transportation-Induced Agglomeration Effects and Productivity of Firms in Megacity Region of Paris Basin. Transportation Research Record, v. 2307, pp. 21-30. doi: 10.3141/2307-03
LIMTANAKOOL, N.; SCHWANEN, T.; DIJST, M. (2009) Developments in the Dutch Urban System on the Basis of Flows, Regional Studies, v. 43, n. 2, pp. 179-796. doi: 10.1080/003434007001808832
LOBO, C.; MATOS, R.; CARDOSO, L.; COMINI, L.; PINTO, G. (2015) Expanded commuting in the metropolitan region of Belo Horizonte: evidence for reverse commuting, Revista Brasileira de Estudos de População, v. 32, n. 2, pp. 219-233. doi: 10.1590/S0102-30982015000000013
LOPES, A.; LOUREIRO, C.; VAN WEE, B. (2018) LUTI operational models review based on the proposition of an a priori ALUTI conceptual model. Transport Reviews, v. 39, n. 2, pp. 204-225. doi: 10.1080/01441647.2018.1442890
LUCAS, K. (2012) Transport and social exclusion: Where are we now? Transport Policy, v. 20, pp. 105-113. doi: 10.1016/j.tranpol.2012.01.013
MCMILLEN, D. (2001) Non-parametric employment subcenter identification. Journal of Urban Economics, v. 50, n. 3, pp. 448-473. doi: 10.1006/juec.2001.2228
MEDEIROS, V. (2013) Urbis Brasiliae: o labirinto das cidades brasileiras, Brasília, Editora UnB.
MELLO, J; MELLO, A; ORRICO, R. (2016) Centralidade baseada em deslocamentos e seus reflexos sobre a estrutura monopolicentrica da região metropolitana do Rio de Janeiro, Investigaciones Geográficas, v. 89, pp. 74-89. doi: 10.14350/rig.46184
MEURS, H.; VAN WEE, B. (2003) Land use and mobility; A synthesis of findings and policy implications, European Journal of Transport and Infrastructure Research, v. 3, n. 2, pp. 219-233.
NABAIS, R.; PORTUGAL, L. (2006) Utilização de critérios de centralidade para seleção de estações de integração multimodal. In: 2° Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano Regional Integrado Sustentável – Pluris, Anais, Braga, Editora EESC/USP.
OLIVEIRA, F. (2008) Noiva da revolução. Elegia para uma re(li)gião, São Paulo, Boitempo.
ORRICO, R. (2005) Transporte e desenvolvimento: Uma reflexão sobre a pavimentação da BR-163, In: Amazônia Revelada: Os Descaminhos ao Longo da BR-163, Brasília, CNPq.
ORRICO, R. (2013) Redes de Transporte Público Coletivo Urbano: Um Roteiro Metodológico para sua Concepção. In: Projeto de Pesquisa MCT/CNPq n°18/2009, Rio de Janeiro.
PACIONE, M. (2009) Urban Geography: a global perspective, Nova York, Routledge.
PÁEZ, A; SCOTT, D; MORENCY, C. (2012) Measuring accessibility: Positive and normative implementations of various accessibility indicators. Journal of Transport Geography, v. 25, pp. 141-53. doi: 10.1016/j.jtrangeo.2012.03.016
PEREIRA, R. (2018) Transport legacy of mega-events and the redistribution of accessibility to urban destinations, Cities, v. 81, pp. 45-60. doi: 10.1016/j.cities.2018.03.013
PEREIRA, R.; KARNER, A (2021) Transportation equity. In: VICKERMAN, R. (org.) International Encyclopedia of Transportation, Amsterdam, Elsevier.
PEREIRA, R.; NADALIN, V.; MONASTERIO, L.; ALBUQUERQUE, P (2013) Urban Centrality: A simple index, Geographical Analysis, v. 45, n. 1, pp. 77-89. doi: 10.1111/gean.12002
PEREIRA, R; SCHWANEN, T; BANISTER, D. (2017) Distributive justice and equity in transportation. Transport Reviews, n. 37, v. 2, pp. 170-191. doi: 10.1080/01441647.2016.1257660
RODRIGUE, J.; COMTOIS, C.; SLACK, B (2013) The Geography of Transport Systems, New York, Routledge. doi: 10.4324/9780203371183
SANTOS, M. (1978) Por uma geografia nova, São Paulo, EdUSP.
SMITH, D; SHEN, Y; BARROS, J; ZHONG, C; BATTY, M; GIANNOTTI, M. (2020) A compact city for the wealthy? Employment accessibility inequalities between occupational classes in the London metropolitan region 2011, Journal of Transport Geography, v. 86, 102767. doi: 10.1016/j.jtrangeo.2020.102767
STEAD, D.; WILLIAMS, J.; TITHERIDGE, H. (2000) Land Use, Transport and People: Identifying the Connections, In: BURTON, E.; JENKS, M.; WILLIAMS, K. (org.) Achieving Sustainable Urban Form, New York, Routledge.
THOMAS, R.; BERTOLINI, L. (2017) Defining critical success factors in TOD implementation using rough set analysis, Journal of Transport and Land Use, v. 10, n. 1 pp. 139-154. doi: 0.5198/jtlu.2015.513.
VASCONCELLOS, E. (2015) Transporte urbano y movilidad: Reflexiones y propuestas para países en desarrollo, San Martín, UNSAM Edita.
VENERI, P. (2013) The identification of sub-centres in two Italian metropolitan areas: A functional approach, Cities, v. 31, pp. 167-175. doi: 10.1016/j.cities.2012.04.006
VILLAÇA, F. (1998) Espaço Intra-urbano no Brasil, São Paulo, Editora Studio Nobel, Fapesp, Lincoln Institute of Land Policy.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thales Mesentier, Romulo Orrico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.
O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser transferido no passo 4 da submissão (Transferência de Documentos Suplementares). Em caso de dúvida consulte o Manual de Submissão pelo Autor.
O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).