Transporte orientado ao desenvolvimento urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6005

Palavras-chave:

Desenho de Redes de Transporte Coletivo, Mobilidade Urbana, Acessibilidade, Aglomeração, Equidade

Resumo

As redes de transporte desempenham um importante papel no desenvolvimento das cidades e no acesso a oportunidades. O planejamento de transportes, contudo, ainda não reconhece seu papel na promoção de desigualdades. Este trabalho busca discutir os conceitos de centralização e acessibilidade e apresentar um paradigma de desenho de redes de transporte coletivo, baseado na compreensão de que sua demanda contém um componente endógeno: ao promover acessibilidade, os sistemas de transporte coletivo incentivam parte da demanda que buscam atender, levando a um ciclo de causação circular. Propõe-se, então, que o planejamento das redes de transporte coletivo deva estar fortemente associado à disciplina de planejamento urbano, considerando não só a demanda existente, mas o desenho de cidade que se deseja construir.

Biografia do Autor

Thales Mesentier, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. Rio de Janeiro, RJ/Brasil.

Romulo Orrico, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. Rio de Janeiro, RJ/Brasil.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Mesentier, T., & Orrico, R. (2024). Transporte orientado ao desenvolvimento urbano. Cadernos Metrópole, 26(60), 489–509. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6005